O agente da polícia federal Édson Fernandez está de volta. Protagonista do livro de estreia de Bruno Atti, O Legado do Führer, lançado em 2015, ele retorna em Praia da Rocha (Quatrilho, 360págs., R$ 34,90), novo romance policial do caxiense, cuja sessão de autógrafos ocorre neste sábado. Na trama, o agente, em crise após um acontecimento traumático, busca refúgio em uma pequena praia no litoral catarinense. Aos poucos, descobre que o lugar não é tão tranquilo como parecia.
– Na verdade, eu comecei escrevendo Praia da Rocha, e na metade dele tive a ideia para O Legado do Führer, que acabou sendo lançado antes – conta o autor.
Aliás, a história do novo livro passa-se antes da já publicada. Nas primeiras páginas, vamos encontrar Fernandez numa cama de hospital, de onde ele vai recontar os acontecimentos que o levaram até ali. Ele começa rememorando suas experiências como agente infiltrado numa quadrilha de tráfico de drogas, e antes da página 40 temos uma das cenas mais fortes da história _ algo que vai desencadear uma sequência de crises de pânico no policial e obrigá-lo a se licenciar. É aí que ele vai para a Praia da Rocha, e começa a verdadeira história do livro.
Leia também:
Gilmar Marcílio: histórias edificantes
A Gangorra mostra o espetáculo "O Grande Anestesiasta" em Caxias
Monólogo "O Templário" tem sessões sexta e sábado, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias
Banda Carne Doce se apresenta pela primeira vez em Caxias, sábado
Resolvido a esquecer do trabalho por um tempo, Fernandez faz novas amizades e passa os dias dormindo, caminhando pela praia e se divertindo. Até descobrir que crianças estão sumindo misteriosamente na cidadezinha, desde o ano anterior, e que ninguém ali quer falar no assunto. Intrigado, ele acaba cedendo à tentação de se meter na investigação, mesmo não sendo muito bem-vindo. Além da animosidade dos moradores, ele terá de enfrentar os próprios fantasmas, que não o deixam dormir à noite e lhe recordam o que ele fez durante sua última missão.
Meticuloso, Atti, que é farmacêutico e começou a escrever por acaso – tentava compor letras de música para tocar na guitarra, e acabou saindo um conto –, investiu na pesquisa para garantir a verossimilhança da trama. Procurou saber detalhes sobre o trabalho de um policial federal e conversou com psiquiatras para aprender sobre o comportamento de um psicopata.
– Busquei chegar o mais perto possível da realidade – explica.
O resultado é um romance policial às antigas (mesmo que ambientado no Brasil e com uma temática bem atual), em que o leitor entra no jogo e tenta descobrir os culpados antes do final. Para quem gostou do primeiro livro e gostar desse, o escritor avisa: já tem outros 10 prontos na gaveta, entre histórias policiais, uma trilogia sobre civilizações perdidas e suspense/sobrenatural à la Stephen King (um de seus autores preferidos, juntamente com Carlos Ruiz Zafón, Agatha Christie e Stieg Larsson).
– Gosto de contar histórias. É uma terapia.
O livro foi publicado com recursos do Financiarte.
Agende-se
O que: lançamento do livro Praia da Rocha, de Bruno Atti
Quando: neste sábado, das 10h às 13h
Onde: na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1.570)
O livro: Quatrilho, 360págs., R$ 34,90
Literatura
Caxiense Bruno Atti autografa o romance policial "Praia da Rocha"
Lançamento será neste sábado, na Do Arco da Velha, em Caxias do Sul
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project