Vai ser a mistura do Brasil com ele mesmo. E com parte da América do Sul. Tudo na rua, de graça, entre sexta e domingo, em Caxias do Sul, durante a primeira metade da edição 2017 do Festival Brasileiro de Música de Rua.
Em seu sexto ano, o festival se esforçou para juntar os extremos do continente sul-americano: do Pará a Argentina, de Pernambuco ao Chile, do Rio Grande do Norte ao Uruguai, de Sergipe ao Rio Grande do Sul, a ideia é celebrar e fomentar a diversidade da música com acesso amplo e irrestrito.
Leia mais
"Divide" consolida Ed Sheeran no topo da música pop
VÍDEO: Luiz Marenco leva noite milongueira para o Theatro São Pedro
Black Sabbath confirma o fim da banda
– É uma mensagem que queremos passar para o Brasil, de que precisamos nos unir neste momento em que as políticas públicas culturais estão em uma situação tão complicada – explica Luciano Balen, diretor do festival.
Balen explica que a programação deste ano seguiria como nos anos anteriores, com quase duas semanas de atrações diárias espalhadas pela cidade. Mas a crise econômica obrigou os organizadores a repensarem o formato, que ficou dividido em quatro partes: começa agora, com espetáculos em pontos fixos da cidade (Praça Dante Alighieri e Estação Férrea) e uma série de palestras sobre o mercado da música. As próximas duas etapas, com datas ainda a definir, consistem em ocupar outros logradouros de Caxias e estender o festival para Gramado, Garibaldi, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.
Segundo o diretor, mais de 400 artistas se inscreveram para participar desta edição, cujo critério de seleção foi ajudar Caxias a se conectar com festivais do Brasil e América Latina.
– Não são necessariamente os mesmos grupos, mas todo o line-up está alinhado com essa proposta, muito presente em outros festivais, de promover resgate histórico ao mesmo tempo que oferece música atual – salienta Balen.
Entre as atrações, estão o paraense Felipe Cordeiro, que mistura pop com ritmos do Norte do Brasil, como carimbó e guitarrada; o multi-instrumentista argentino Manu Sija; o ex-integrante do Cordel do Fogo Encantado, Clayton Barros, que vem apresentar o projeto Violeiro Elétrico; os sergipanos da Coutto Orchestra, que mesclam samba de coco e xote com música eletrônica; e a cantora uruguaia Lucia Merico.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SEXTA-FEIRA
PRAÇA DANTE ALIGHIERI
17h _ Clayton Barros (Pernambuco)
18h _ Lorena Nunes (Ceará)
ZARABATANA CAFÉ
19h _ DJ Muzak (Caxias do Sul)
20h _ Jam de Integração
SÁBADO
INCUBADORA DA MÚSICA NO SESC CAXIAS DO SUL (Moreira César, 2.462)
10h _ Marketing Digital com Thais Martins (Social Media Natura Musical)
10h30 _ Conteúdo para Redes Sociais com Thais Martins (Social Media Natura Musical)
11h _ O Fonograma e a Era Digital com David Dines (Tratore)
11h40 _ Pra que serve um selo? com Jonas Bender Bustince (Honey Bomb Records)
Meio-dia _ Intervalo
13h _ Passaporte Latino-América com Mayra Rizzo (Conexão Latina) e Paula Rivera (MMF LATAM e Agencia PR Producciones)
13h30 _ Conexão Festivais Brasileiros com Lucas Hanke (Marquise 51), Anderson Foca e Ana Morena Tavares (DoSol), Bernardo Bravo (Psicodália), Tomás Seidl (Mississippi Delta Blues Festival), Sarah De Almeida Brito e Paulo Zé Barcellos Filho (Morrostock), Rafael Bandeira (Festival Ponto) e Leonardo Ferrolho (Paralela)
14h _ Pra onde vai a Música como negócio? com Tita Sachet (Secretaria de Cultura de Caxias do Sul) e Geraldinho Magalhaes (Casa de Fulô)
SHOWS NA ESTAÇÃO FÉRREA
Das 15h às 22h
Magabarat (Caxias do Sul)
Catavento (Caxias do Sul)
Clayton Barros (Pernambuco)
Lorena Nunes (Ceará)
Lucia Merico (Uruguai/Argentina)
Bernardo Bravo (Paraná)
Manu Sija (Argentina)
Qowasi (Chile)
Camarones Orquestra Guitarrística (Rio Grande do Norte)
LEVEL CULT (Cel. Flôres, 789)
23h _ Festa oficial do festival (com cobrança de ingresso)
DOMINGO
SHOWS NA ESTAÇÃO FÉRREA
Das 15h às 20h
Circo da Silva (Chile/Brasil)
Sabar África + De Ros (Senegal/ Gana/ Brasil)
Vic Limberger (Caxias do Sul)
YANGOS (Caxias do Sul)
Coutto Orquestra (Sergipe)
Felipe Cordeiro (Pará)
Música
Caxias recebe nova edição do Festival de Música de Rua
Atrações se espalharão pela cidade entre sexta-feira e domingo
Gustavo Brigatti
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: