Erika Moura entra para a história do Carnaval como a primeira Globeleza, em 26 anos da personagem criada pelo designer Hans Donner, a aparecer vestida nas vinhetas da TV Globo – feito muito elogiado pelo público nas redes sociais. Em sua terceira vez no posto, surge linda, não mais com o corpo pintado, mas a caráter para a festa de Momo conforme a folia de diferentes regiões do país.
Em entrevista por e-mail à coluna Aqui Entre Nós, a paulista de 24 anos foge de polêmicas em torno da questão do corpo da mulher como objeto, admite que não é disciplinada com a alimentação e diz que ainda não definiu como passará o Carnaval. Olha a Globeleza aí, gente! E ela avisa: está namorando.
Aqui Entre Nós – Nesta sua terceira vez à frente da vinheta, como foi gravar vestida, sem ser com o corpo nu e pintado?
Erika Moura – Não vejo diferença entre gravar com o figurino ou com a pintura corporal. Nos dois casos, é uma representação artística do Carnaval.
Na vinheta de 2015
E no Carnaval de 2016...
Aqui – Como se sente participando de uma inovação histórica, numa vinheta tão tradicional como esta do Carnaval?
Erika – Eu me sinto muito honrada desde a primeira vinheta da qual participei. Acho o Carnaval uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, e representá-lo, de alguma forma, me dá muito orgulho.
Aqui – Nas ruas e nas redes sociais, a repercussão desta mudança tem sido notada de que forma?
Erika – Tem sido muito comentada, e o retorno que tenho é sempre muito positivo. O que mais ouço é que curtiram a diversidade dos ritmos representados pela vinheta neste ano.
Aqui – Como será a sua folia? Vai desfilar por escolas? E como estão os seus preparativos?
Erika – Me divido entre Rio e São Paulo, normalmente, mas ainda não fechei como será neste ano.
Aqui – O que faz para manter a boa forma? Quais são os seus cuidados com alimentação e malhação? É muito disciplinada?
Erika – Não sou nada disciplinada, "rsrsrs". Tento não abusar de doces e gorduras, mas não tenho nenhuma restrição.
Aqui – Que recado manda para fãs e foliões que esperavam vê-la com menos figurino?
Erika – Carnaval é uma época de alegria, de leveza, de as pessoas se reunirem para se divertirem. Espero que todo mundo aproveite num clima de muita paz.