Mesmo um pouco escondido por um estacionamento, o prédio de número 810 na Rua Coronel Flores (próximo à Estação Férrea) abriga duas salas que são verdadeiros palcos efervescentes para criações nas áreas da música e cinema. Justamente para apresentar à comunidade o que os residentes produziram durante o ano, o ponto de cultura NAV - Núcleo Audiovisual abre suas portas neste domingo, com programação gratuita das 16h às 20h.
– Queremos aproximar mais o ponto de cultura da comunidade, e que as pessoas tenham acesso ao que está sendo produzido – comenta Daniel Vargas, que coordena o NAV.
Por lá, as pessoas poderão conferir dois trabalhos produzidos por alunas de Vargas para um grupo de estudos em documentário. O bacana é que Lauren Fogaça e Cassiane Boff escolheram retratar em seus filmes justamente dois grupos que ocupam o mesmo espaço que elas: o Coro Juvenil do Moinho-UCS e o Grupo de Práticas Teatrais com Márcio Ramos. Desta maneira, os documentários se desenham como olhares de duas frequentadoras do ponto de cultura sobre outros dois grupos que ensaiam no mesmo local.
– Vai ser legal também para os participantes do ponto de cultura, que acabam só escutando, de uma sala para outra, trechos do que os colegas estão fazendo. Ali será a chance de ver os trabalhos que cada criou durante o ano – comenta Daniel.
A mostra do Núcleo Audiovisual vai contar ainda com curtas de um minuto produzidos por 10 alunos participantes do projeto Olhares da Cidade. A iniciativa, capitaneada pelo Departamento de Arte e Cultura Popular da Secretaria da Cultura, incentivou jovens a filmar a cidade como eles a enxergavam.
– Achei bem interessante como esses alunos mostraram uma visão conectada com a cidade e preocupada com o outro, principalmente mostrando questões sociais – orgulha-se Vargas.
O ponto de cultura NAV, que inclui ainda o espaço do Teatro Moinho da Estação (atualmente fechado), quer se integrar cada vez mais à cena cultural da cidade. Vargas explica que os projetos para o ano que vem ainda não estão exatamente garantidos, em função de questões políticas, mas expressa a vontade de ver a comunidade ocupando cada vez mais o NAV.
– É um espaço para a comunidade, mas que ainda é pouco conhecido – diz.
PROGRAME-SE
:: O que: Mostra Ponto de Cultura NAV TME e Convidados
:: Quando: neste domingo, a partir das 16h (a programação tem Coro Juvenil do Moinho-UCS, participação do coro porto-alegrense convidado UPA, grupo de percussão Zingado, e exibição de obras audiovisuais)
:: Onde: Ponto de Cultura NAV (Coronel Flores 810, sala 103)
:: Quanto: entrada franca