Eles são crianças e adolescentes, mas já têm um olhar todo seu sobre o lugar que habitam. E uma mostra desse olhar – afiado durante o ano nas aulas de fotografia – pode ser conferida até o início de janeiro na exposição fotográfica que assinam, no Centro Cultural e Espírita Jardelino Ramos, em Caxias do Sul.
Os jovens fotógrafos são Jonatha Pereira Gil, 10 anos, Taiane da Silva Alves, 12, Luanda da Silva Alves, 13, e Narrana Nunes de Oliveira Bettoni, 17. Durante o ano, eles participaram, com outros 19 colegas, de uma oficina ministrada pelos jornalistas Gabriel de Aguiar Izidoro e Gabriel Lain, que também assina a curadoria da mostra. O trabalho do grupo resultou, ainda, no segundo número da Revista dos Jovens, lançada no último domingo, juntamente com a abertura da exposição.
Leia também:
"O desafio é se reinventar", diz editor da Belas-Letras
"Meia-Noite e Vinte", de Daniel Galera, traça retrato de uma geração
Lain conta que o trabalho, desenvolvido ao longo de 2016 com meninos e meninas atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro Educativo José Luiz de Medeiros Ramos, incluiu, além das fotos, também o trabalho com texto e ilustração. Cada criança escolhia em qual das três áreas atuar, de acordo com suas aptidões. O resultado pode ser conferido na revista, que tem distribuição gratuita, e nas 10 fotos expostas.
– A exposição é o somatório das atividades do ano, e mostra a evolução das crianças, o refino do olhar. Já esperava algo bom, mas mesmo assim o resultado surpreendeu – avalia o fotógrafo.
Ele conta que alguns estudantes costumavam fazer selfies com o celular, porém na oficina puderam ter contato com um equipamento profissional, do próprio Lain. A conquista pela oficina, ainda no início do ano, do 1º Prêmio Valter Gomes Pinto de Voluntariado, possibilitou comprar uma câmera semiprofissional para o grupo, motivando ainda mais a gurizada.
As imagens foram feitas principalmente no próprio Centro Educativo, mostrando o olhar deles sobre colegas, o bairro e o que mais viam dali. Um passeio no Sesi e na UCS também foi fotografado.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h e das 19h às 21h. A partir de janeiro, ela deve se tornar itinerante. A revista, com 24 páginas de matérias, crônicas e até um ensaio de moda, pode ser retirada no Centro (Rua Assis Brasil, 363, bairro Jardelino Ramos) ou solicitada pelo e-mail cejlramos@gmail.com.