A voz suave e marcante da cantora e compositora Sol Bueno irá retratar as particularidades da cultura popular mineira e latino-americana nesta quarta-feira, às 20h, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás. A apresentação terá como anfitriã a declamadora Amanda de Souza e contará com a participação de Giancarlo Borba no violão.
Natural de Pitangui, região centro-oeste de Minas Gerais, Sol mostra em seu trabalho as vivências do cerrado e da bacia do rio São Francisco, locais que servem de inspiração para suas composições.
– A música que faço traz uma paisagem sonora do lugar em que eu cresci – conta.
Criada em uma família de músicos – o pai e o avô eram cantadores de congado e catira – Sol viu na cultura tradicional a oportunidade levar a sonoridade do lugar para todos os cantos do país. Atualmente, a cantora coordena o circuito do Projeto Dandô em Belo Horizonte e região metropolitana.
Em sua passagem pelo Rio Grande do Sul – a circulação contempla oito cidades – na companhia da viola caipira e da percussão, a artista apresenta músicas próprias e do cancioneiro popular, ambas ricas em detalhes poéticos. A anfitriã será a declamadora Amanda de Souza.
– As letras são reflexivas e levam as pessoas para o seu universo interno – revela Sol.
Além disso, as composições alertam para a preservação do meio-ambiente.
O público ainda terá uma prévia do disco Poeira Dançante, financiado via Catarse e com lançamento programado para março de 2017.
– A vivência sonora que irei proporcionar em Caxias é uma mistura de voz, instrumentos, teatro e dança – afirma Sol, que ora canta em pé, ora conduz o espetáculo sentada no chão.
Vivência
Entre os anos de 2010 e 2011, Sol viajou o rio São Francisco produzindo o documentário Mestres da Viola, registro musical que retrata a história de vários cantadores e tocadores.
PROGRAME-SE
:: O que: Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, com Sol Bueno
:: Quando: quarta-feira, às 20h
:: Onde: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, anexa ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
:: Quanto: R$ 20 (R$ 10 estudantes e sênior), à venda na hora