Toyo Bagoso, o mentor por trás do Mississippi Delta Blues Festival, é também uma figura cheia de estilo. As escolhas fashion são muitas: sapatos coloridos, boinas e chapéus, peças estampadas, macacões... Difícil mesmo é encontrar itens básicos nos guarda-roupas dele – alguns deles já estão no Rio de Janeiro, onde prepara uma filial do Mississippi. Há algumas peças interessantes, como um blazer confeccionado pelo alfaiate de Elvis e outro trazido de Chicago, com modelagem grande e ombreiras.
Leia mais
MDBF começa nesta quinta-feira e leva mais de 80 shows para a Estação Férrea
Tail Dragger volta a Caxias para mostrar o autêntico blues de Chicago no MDBF
Cantora texana Annika Chambers se apresenta no último dia de MDBF 2016
Californiano J.P. Soars vai agitar o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias
James "Boogaloo" Bolden é uma das atrações do MDBF
O interessante é que boa parte das peças carrega uma história, muitas vezes ligada à própria difusão do blues em Caxias. Quem não se lembra do traje completo com estampa de zebra que ele usou em um dos dias do festival do ano passado? Ou da clássica calça de vaquinha? Em 2015, Toyo foi a uma loja de tecidos de sofá em busca de estampas que pudessem adornar blazers e ternos e mandou confeccioná-los em um alfaiate. Neste ano, a aposta é um blazer azul royal e um traje que mantém em segredo, "para não estragar a surpresa", ambos da Ferraro.
A relação dele com a moda é antiga. Já foi proprietário de grife de surf wear, pintou camisetas e teve loja de roupas. Guarda esse acervo com o cuidado de quem sabe que moda também serve para contar uma história – e, no caso, reconstituir a própria. Basta olhar para a transformação da Estação Férrea a partir de hoje, na 9ª edição do MDBF: Toyo, definitivamente, não tem medo de ousar.