Muitas famílias, pessoas de todas as idades circulando com sacolas de livros nas mãos e elogios ao novo espaço. Esse é o cenário, na tarde deste sábado, na Praça das Feiras, que desde sexta sedia a programação da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul – a abertura oficial foi às 11h deste sábado, mas as 30 bancas de livreiros e editores abriram na véspera.
– Está bem bacana aqui, mais arejado, mais amplo. Na Praça (Dante Alighieri, onde a Feira ocorria até ano passado), eu só ia ver os livros quando estava de passagem, mas aqui vim especialmente para a Feira – contou a advogada Manoela Mondadori, 29 anos, que por volta das 14h30min já havia comprado dois livros.
Leia também:
Cenário de encontros (especial sobre a Feira do Livro)
A professora aposentada Maria Nogueira, 65, que passeava pelo local com o marido, o advogado Pedro Nogueira, 63, também aprovou a mudança:
– Aqui está ótimo, o ambiente é arejado. Não tem fios pelo chão, nem pedras soltas. Tem opções de alimentação, o show da noite de sexta estava muito bom. Já viemos ontem, voltamos hoje e vamos voltar de novo – contou a moradora do bairro Panazzolo, acrescentando que comprou livros nos dois dias.
Embora ainda não tivesse percorrido todas as bancas da Feira, a professora Kelen Furlan, 40, já circulava com duas sacolas contendo cinco livros – um para ela e quatro do filho Vinícius, sete anos, que a acompanhava.
– Somos uma família de leitores – resumiu Vinícius.
A mãe elogiou os preços (todos os livros estão com até 20% de desconto, e há ainda bancas de sebos e balaios) e fez coro à aprovação do novo espaço, ressaltando a facilidade de circulação.
Os livreiros também se mostraram satisfeitos com esse início da programação. Roberto Vargas, da Beto dos Livros, que voltou a participar da Feira após muitos anos, afirma que as vendas estão boas, apesar de ainda ser início do mês. Guilherme Dantas, da Sempre Ler – um dos poucos livreiros locais a contrariarem a opinião da Associação dos Livreiros Caxienses, a Alca, que era contra a mudança –, garante que o movimento está dentro do esperado:
– As pessoas estão vindo, comprando, e elogiando a Feira. Vai ser um sucesso.
Múltiplas atividades
Além da venda de livros, os frequentadores da Feira podem contar com diversas atividades. Na tarde deste sábado, por exemplo, a criançada se divertiu com a contação de histórias feita por Roger Castro e com as intervenções do grupo Quiquiprocó.
Há ainda sessões de autógrafos, bate-papos (às 18h deste sábado, os convidados são os youtubers Caciano Kuffel, Diogo Elzinga e e 1quarto, que conversam com o público na Biblioteca Parque) e apresentações musicais. Um espaço pet fornece informações sobre animais, enquanto quem quer fazer um lanche pode optar pelo café da feira ou pelos food trucks estacionados na Praça das Feiras.
A Feira do Livro segue até o dia 16, com atividades também na Biblioteca Parque Largo da Estação, que sedia principalmente os bate-papos com escritores convidados. As bancas abrem de segunda a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, do meio-dia às 20h.