Acostumados à invisibilidade social que a realidade de viver na rua os condiciona, frequentadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Pop Rua), em Caxias, experimentam um importante protagonismo artístico nesta terça. Eles assinam a autoria da mostra fotográfica Olhares do Pop, que será aberta à visitação no Espaço Cultural Mário Crosa, da Câmara de Vereadores. A exposição traz cenários do Centro de Caxias e dos arredores do Centro Pop (no bairro Madureira), sob a ótica de quem conhece esses espaços muito bem.
– Na praça foi onde rendeu mais, tirei fotos das flores, do chafariz, e daquela estátua perto do Dante (Alighieri) – diz um dos frequentadores das oficinas que resultaram na mostra.
O homem de 52 anos, vindo da fronteira oeste do Estado, preferiu não se identificar, mas conta que participou de boa parte dos encontros semanais que começaram há 10 meses. Ele costuma ir até o Centro Pop para tomar café da manhã (um dos inúmeros serviços a moradores de rua oferecidos por lá) e diz que resolveu participar das oficinas de fotografia sem muita pretensão. Agora, está feliz em poder mostrar suas fotografias para a comunidade.
– É um projeto que tem importância para o futuro, acho que deveria continuar – comenta, tímido e sem saber se poderá comparecer na abertura da exposição hoje.
As fotografias da mostra são resultado do projeto Na Rua, Uma Realidade, no qual os frequentadores do Pop Rua eram incentivados a exercer conceitos da fotografia em espaços ao ar livre. A empresa Top Sul ganhou a licitação para tocar a iniciativa, e disponibilizou os professores que ministraram as oficinas aos alunos. Foram disponibilizadas câmaras analógicas e digitais para os participantes.
No Pop Rua, o projeto foi acompanhado de perto pela educadora social Camila Stringari Arbugeri. Conforme ela, é impossível precisar o número de participantes das oficinas porque nem todos foram até o fim. Conforme ela, aproximadamente sete pessoas frequentaram 90% das aulas. Diariamente, o Pop Rua recebe cerca de 50 pessoas em situação de rua.
– O objetivo era que eles fotografassem lugares onde costumam circular, entender o que é Caxias para eles. Eles captam muitas coisas que a gente não olha – sugere Camila.
Da mesma forma que outros projetos do Pop Rua _ como o que leva frequentadores do Centro ao cinema do Ordovás ou ao estádio municipal _ o Na Rua, Uma Realidade também tem o interesse de promover essa inserção social em espaços públicos da cidade. Desta vez, será a Câmara de Vereadores, não por acaso conhecida como a Casa do Povo.
– Primeiro, havíamos pensado em fazer a exposição aqui no Pop Rua mesmo, mas mudamos de opinião por acharmos que é importante valorizar o trabalho, mostrando para a comunidade. É um retorno positivo para quem participou – opina Camila.
Agende-se
:: O que: mostra fotográfica Olhares do Pop
:: Onde: Escpaço Cultural Mario Crosa, na Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323)
:: Quando: abertura nesta terça, às 10h30min. Visitação até o dia 16 de novembro
:: Quanto: entrada franca