Este é o último final de semana da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre pela primeira vez na Praça das Feiras. Participam 30 bancas de livreiros e editores, que oferecem descontos de até 20%. Confira um roteiro de dicas sobre o que fazer para aproveitar bem esse finalzinho da Feira!
Debata Shakespeare
Inspirador do tema da Feira, Ler ou Reler, Eis a Paixão, William Shakespeare é o foco de uma mesa de discussão às 14h deste sábado, no auditório instalado na Biblioteca Parque. Sob o título O Rei, O Sonho e a Tempestade, o encontro homenageia os 400 anos da morte do autor, e será capitaneado pelo Centro de Leitura Quindim.
Participam também a atriz, diretor e professora Henriette Mestsavaht Cará, a atriz e diretora de teatro Magali Quadros, o ator e cantor Marco Antonio da Silva e o jornalista, escritor e ex-patrono da Feira do Livro Marcos Fernando Kirst.
Descubra o cordel
Cordel gaúcho também existe! Neste sábado, às 18h, o escritor Kalunga autografa as obras em cordel Brasil: Bolsonaro e Jean Wyllys? e A Viúva de Criúva, ambas ilustradas pela homenageada da Feira, Karen Basso.
Um atrativo extra é o preço baratinho desses cordéis: R$ 2 cada.
Confira a antologia
No sábado, às 17h, tem lançamento da antologia que reúne os textos vencedores do 50º Concurso Anual Literário do município. Será no auditório instalado na Biblioteca Parque.
Leia também:
Eduardo Bueno conversa com leitores na Feira do Livro de Caxias
Exercite seu inglês
Às 16h deste sábado, tem storytelling (contação de histórias) com professoras do Yázigi, no Auditório Shakespeare, instalado no Shopping San Pelegrino.
Leve as crianças
A Feira está cheia de atrações para a gurizada. Além de oito bancas específicas para esse público, o Espaço Infantil conta sempre com várias atividades, além de brinquedoteca. Entre as ações deste sábado estão contações de história, às 10h, 14h30min e 15h30min, todas no Espaço Infantil. Ainda no sábado, às 15h, tem exibição do curta-metragem O Burro Teimoso, no Caminhão do Sesi (ao lado da Biblioteca Parque).
Já no domingo, das 13h30min às 17h30min, ocorre o Festerando, com várias atividades, no Espaço Infantil e no Largo da Estação. Tem ainda contação de histórias, às 14h30min, e mais uma vez o curta O Burro Teimoso, às 15h, no Caminhão do Sesi.
Assista a shows
Tem música para todos os gostos no palco da Feira. Neste sábado, a programação começa com a banda marcial tradicionalista Murialdo, às 11h, e segue com Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico, às 12h; Rodrigo Morales, às 13h; Ibanês de Oliveira, às 14h; Maral Gurgel, às 15h; Jonny Boeira, às 17h; e Daniel Bazo, às 18h.
Domingo, apresentam-se Márcia Luz, às 12h; Duo de Trombone e Piano, às 13h; Leonel Costa, às 14h; Grupo Diagrama, às 15h30min; coral da Apadev, às 17h; e Yangos Quarteto Instrumental, com o show de encerramento, às 18h.
Vá às palestras
Neste sábado, na Feira, tem palestras para todos os gostos. O auditório instalado na Biblioteca Parque recebe, às 9h, a escritora portuguesa Margarida Botelho, que fala sobre intervenções comunitárias por meio da arte. Às 15h, no mesmo espaço, os escritores Oscar Bessi Filho, Delcio Antônio Agliardi, Doralino Souza e Helô Bacichette discutem o tema Escrever para Transformar.
Já o Auditório Shakespeare (Shopping San Pelegrino) recebe, às 14h30min, Wagner Coriolano de Abreu (UCS/Uniritter), que aborda a promoção da leitura, e às 18h, Tiago Grandi, da Nova Acrópole, que fala sobre a mitologia do herói e a vida cotidiana.
Recicle ideias
Vale conferir os livretos artesanais da coleção De Gaveta, lançados pelo Univer/Cidade, grupo de estudos ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UCS. Com capa em chita e papelão reciclado, eles estão à venda na banca da UCS, a R$ 10 _ a renda será revertida às ações que beneficiam os renais crônicos associados à Rim Viver, que são os responsáveis pela confecção das capas.
Entre os autores publicados nessa primeira leva estão o poeta João Claudio Arendt, com uma coletânea intitulada Poesia mínima, e Ozeias Alves, jovem de Baixo Guandu, no Espírito Santo, com a prosa Esse órgão comprometido pelos excessos, que marca sua estreia na literatura. Alessadra Rech assina a edição.
Pegue autógrafos
14h: Presentes de Família, de Daniela Peroneo
15h: Será que o pum das flores é perfumado?, de Kalunga
15h: Bipolar Estável, Saúde Mental e Luta Antimanicomial, de Roque Jr.
16h: Os Feiticeiros da Luz, de Greice Martinelli
16h: Quando Nasci Gertrudes, de Jaque Pivotto
18h: Brasil: Bolsonaro e Jean Wyllys? e A Viúva de Criúva, de Kalunga
18h: La Mamma, de Dalcy Angelo Fontanive
18h: Direito Civil: direitos reais (2ª ed.), de Alexandre Cortez Fernandes