Não foi por acaso que Susan Cantergiani Ribeiro Mendes escolheu o papelão como suporte para as cerca de 30 obras que compõem a exposição imPERFEITO. Em cartaz a partir desta quinta-feira, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, a mostra propõe uma reflexão sobre o corpo feminino que vai além dos estereótipos de beleza. Em peças de grandes dimensões, recolhidas em entulhos e que outrora já armazenaram eletrodomésticos e outras mercadorias, a artista caxiense retrata mulheres com características reais, com imperfeições que vão contra os padrões estabelecidos pela sociedade através da publicidade, da televisão e das redes sociais, por exemplo.
– A mulher normalmente é cobrada a se encaixar em padrões de beleza e comportamento e, quando não se encaixa, é descartada, inclusive quanto atinge uma certa idade – afirma Susan.
Leia mais
Estúdio planeja "Harry Potter e a criança amaldiçoada" no cinema com Daniel Radcliffe
Feira do Livro de Bento Gonçalves ocorre de 14 a 25 de setembro
Cantor argentino Diego Max fará show nesta sexta, em Caxias
Espetáculo "Benedita" será apresentado neste domingo, em Caxias
2ª edição do Rock n' Hops Festival será no dia 24 de setembro, em Caxias
Em suas obras, que misturam, entre outras, técnicas como pintura acrílica, colagens e incisões, Susan explicita a fragilidade do corpo feminino. Na contramão do que prega a sociedade de consumo atual, a artista celebra deformações, estrias e marcas corporais, entre outros "defeitos" que não se enquadram no que é socialmente aceito. Os detalhes desgastados reforçam a proposta questionadora:
– O que é perfeito? Quanto mais a mulher aceitar as suas imperfeições, mais perfeita ela acaba sendo, porque se sente mais segura.
Aos 62 anos, 40 deles morando em Porto Alegre, Susan diz conviver bem com a ação do tempo sobre o próprio organismo. E faz questão de que as mulheres que pinta estejam nuas. E reais, salienta.
– A nudez é sinônimo de liberdade. Quando a mulher consegue se libertar, das roupas ou de padrões estéticos, ela se sente muito mais livre – afirma.
PROGRAME-SE
:: O que: exposição imPERFEITO, da artista Susan Mendes
:: Quando: abertura nesta quinta-feira, às 19h30min. Visitação de 2 a 30 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h
:: Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro - Caxias do Sul)
:: Quando entrada franca