As cores, as tranças e, principalmente, as estampas florais das roupas das figuras femininas são as primeiras coisas que chamam a atenção de quem vê uma obra de Jane De Bhoni. Seus quadros, porém, guardam outras belezas escondidas, cobertas pelas camadas de tinta: os desenhos. Fundamentais para o trabalho, eles são parte importante da exposição Flora – Matrizes Criativas do Desenho à Pintura, que a artista plástica abre nesta quinta-feira, às 18h, na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul.
– Às vezes, o desenho já é a obra pronta, se sustentaria por si só, embora a pintura o valorize – destaca Jane.
Leia também:
3por4: Artistas da Serra disputam o Prêmio Açorianos de Música
Fenômeno musical, Wesley Safadão faz show nesta quarta-feira, em Caxias
Estudos psiquiátricos em licantropia inspiram Sergio Lopes na exposição "Registros Antropomórficos"
Pedro Guerra: Deixar ir
Como o próprio subtítulo da mostra entrega, as quase cinco dezenas de peças que integram a exposição buscam dar uma ideia do processo criativo da artista. O material inclui quadros de variados tamanhos, de 20cmx20cm a 1mx1,5m. Em alguns casos, está exposto o croqui original ou um desenho finalizado; noutros, uma mescla de ambos, e noutros ainda, apenas a pintura, pois o desenho foi feito diretamente sobre a tela e as tintas aplicadas sobre ele.
Observadora, desde que começou a incluir estampas em seu trabalho a artista plástica costuma ficar de olho quanto a padrões que possam ser utilizados em telas futuras. Quando entra numa loja e vê uma estampa de tecido interessante, ou mesmo na rua, fotografa – até a roupinha do cachorro de uma amiga do filho entrou na lista.
– A estampa é o processo todo do meu trabalho, é uma coisa de prazer, que me atrai. As figuras em si são como que o suporte para ela – revela Jane, também professora de design na UCS.
Isso não significa que busque o hiper-realismo nas suas obras:
– São pinturas, mas com essas referências.
A cor também é muito importante para o seu trabalho. Por isso, costuma fazer um desenho e depois, em programas de edição de imagem, testa várias opções de cores e estampas, até chegar à combinação desejada, para só então recorrer às tintas. Detalhista, é minuciosa em cada pincelada das intrincadas estampas – e, mesmo assim, com grade produção: todas as peças da mostra foram produzidas de dezembro para cá, e fez ainda outras, que estiveram expostas em julho em Porto Alegre.
Flora, que é a primeira exposição de Jane em Caxias em quatro anos, poderá ser conferida até 8 de outubro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Agende-se
O que: exposição Flora _ Matrizes Criativas do Desenho à Pintura, de Jane de Bhoni
Quando: abertura nesta quinta-feira, às 18h; visitação até 8 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h à 15h
Onde: na Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Júnior, 975, bairro São Pelegrino), em Caxias do Sul