Olá, tenho 54 anos, e minha esposa, 56. Nunca nos preocupamos em ficar mais velhos, mas ouvimos muitas pessoas na nossa idade com medo do passar do tempo. Sempre tivemos uma boa vida sexual, porém, queremos saber o que pode mudar com a idade. Adoramos essa coluna!
Para começar o nosso papo, é bom dizer que as pessoas que têm um sexo saudável (tanto em qualidade quanto em quantidade) durante toda sua vida sexual sofreram menos dificuldades após os 45 anos. Em torno de 44% das pessoas acima desta idade estão satisfeitos com a sua vida sexual.
Pessoas mais velhas se beneficiam da experiência, da confiança sexual adquirida e de relacionamentos que amadureceram e elevaram o nível de confiança e intimidade. Conforme você envelhece, é normal querer menos sexo. Isto vale para homens e mulheres, embora elas tenham de duas a três vezes mais probabilidade de sentir a redução do desejo.
Você pode culpar os hormônios mais baixos por algumas dessas mudanças. Mas questões culturais ou conflitos com o parceiro, além de problemas médicos, também atrapalham.
Tem solução
Com a idade, o tempo de resposta sexual fica mais lento. Isso não significa que você está fora do jogo, apenas que o seu aquecimento é mais demorado. Lubrificantes e cremes hormonais podem ajudar as mulheres. Se a disfunção erétil é um problema para os homens, existem tratamentos. Os casais também podem concentrar-se mais nas preliminares, por exemplo.
A maioria das pessoas que buscam tratamento para problemas sexuais, como terapia, medicamentos e hormônios, ficaram satisfeitos com os resultados.
Leia outras colunas sobre o Falando de Sexo
Tire suas dúvidas ou mande sugestões pelo falandodesexo@diariogaucho.com.br