Dizem que foi em 1968, num especial da NBC, que Elvis Presley inaugurou um formato de show que se tornaria muito comum entre os roqueiros décadas depois. O acústico – no inglês, unplugged – popularizou-se nos anos 1980 e 1990 principalmente por causa da MTV, que “desplugou” até mesmo bandas cheias de distorção como o Nirvana. No Brasil, alguns usaram este tipo de registro para se reinventar perante o público, caso do Capital Inicial, que vendeu mais de 2 milhões de cópias do álbum lançado em 2000.
Leia mais
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
Para além dos interesses comerciais, entretanto, um disco acústico é sempre uma oportunidade para rever repertório, pensar arranjos diferentes e transitar por novos palcos. É o que tem feito a porto-alegrense Rosa Tattooada, que mostra show do DVD RosAcústica em Caxias do Sul, neste sábado.
– Também pensamos em abrir horizontes, atingir públicos que não estão tão acostumados ao nosso som, aquela galera que às vezes torce o nariz para o rock pesado – comenta o vocalista Jacques Maciel, que toca ao lado dos parceiros de banda, Valdi Dalla Rosa (baixo), Dalis Trugillo (bateria) e Vini Tonello (teclados).
O formato acústico também tem permitido à banda visitar palcos de teatro com mais frequência. Em Caxias, o grupo irá mostrar seu rock no Pedro Parenti.
– Ultimamente, vínhamos tocando só em pubs, de madrugada, com a galera espremida em frente ao palco. No acústico rola uma interação muito legal, as pessoas se divertem muito – conta Jacques.
Mesmo trocando a guitarra pelo violão, o músico conta que o show não perdeu a pegada hard rocker da banda. Inclusive, os arranjos mais trabalhados do repertório são justamente das canções mais pesadas, como Carburador, Canção do Deserto e Um Milhão de Flores. No show, a banda também experimenta uma levada meio soul na canção Voando Baixo, com o uso de um clavinet (teclado com cordas de guitarra muito usado nos anos 1970).
– Para nós também foi um refresh, até nossa relação melhorou com esse gás novo nas músicas – diz o vocalista.
O DVD, gravado em janeiro e lançado em maio, traz a participação especial de Thedy Corrêa, autor da letra de um dos maiores sucessos da Rosa, O Inferno Vai Ter que Esperar.
No show de Caxias, a banda recebe outro amigo para cantar outro dos maiores hits do repertório. Rodrigo Marena, da banda Lacross, é quem vai cantar com Jacques a balada Tardes de Outono.
Confira uma música do DVD RosAcústica:
PROGRAME-SE
:: O que: show acústico da Rosa Tattooada
:: Quando: neste sábado, às 20h30min
:: Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333)
:: Quanto: R$ 60 e R$ 30 (estudantes e idosos), à venda na Casa da Cultura, na loja Akustica Musical (Marechal Floriano, 1.001 _ (54) 3536.0228 )
JACQUES MACIEL INDICA CINCO ACÚSTICOS DE ROCK IMPERDÍVEIS
1. Kiss Unplugged, lançado pela MTV em 1996
2. 68 Comeback Special, de Elvis Presley, considerado o primeiro acústico da história, gravado para a NBC em 1968
3. Acoustica, dos Scorpions, gravado em Portugal, em 2001
4. Unplugged...and Seated, de Rod Stewart, lançado em 1993
5. Bon Jovi MTV Unplugged, gravado em 2007