A caxiense Paula Ramos era estudante do curso de Jornalismo na UFRGS quando foi fisgada pelas formas de um mural de João Fahrion, que ficava no Instituto de Artes da universidade. Tempos depois, deparou com o mesmo nome num sebo da Capital, ao olhar o crédito das ilustrações de um livro que marcou sua infância em Caxias, As Aventuras do Avião Vermelho, escrito por Erico Verissimo.
Leia mais
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
Fahrion e Verissimo foram nomes importantíssimos na história da livraria e editora do Globo, que se tornaria objeto de pesquisa de Paula no mestrado e doutorado. A jornada investigativa se transformou no livro A Modernidade Impressa - Artistas ilustradores da Livraria do Globo - Porto Alegre e numa exposição em cartaz no Margs da Capital.
Além de ter uma equipe de tradução que contava com nomes como o do próprio Verissimo e de Mario Quintana, o Globo se tornou referência vanguardista também por meio de uma talentosa Seção de Desenho. Unindo comunicação e artes, duas áreas de atuação de Paula, o livro levanta toda a história da editora e livraria, mas foca atenções entre as décadas de 1920 e 1950, período de ouro dos ilustradores.
– O livro apresenta a história do Globo e meandros com questões políticas, sociais. Fui tratando de múltiplas facetas, mas com ênfase na arte e na ilustração – comenta Paula, também professora do Instituto de Artes da UFRGS .
A pesquisa compreende mais de 1.300 imagens, a maioria retirada de livros da própria coleção da autora. Entre os artistas mais recorrentes nas capas de livros e revistas do Globo estão Nelson Boeira Faedrich, Sotero Cosme, João Faria Viana, João Mottini, Gastão Hofstaetter, Roswitha Wingen-Bitterlich, Ernst Zeuner, além do próprio Fahrion. Depois dos anos 1940, surgem as capas fotográficas e o artista Edgar Koetz, por exemplo, se destaca com as capas tipográficas.
– Cada coleção tinha uma identidade visual, o que une todas é o arrojo gráfico. A experiência no Globo não era só mais um trabalho para os artistas, esta experiência construiu a obra de cada um deles, o traço de cada um deles – comenta a escritora.
A exposição em cartaz no Margs reúne reproduções e capas originais de livros e revistas do Globo. A visitação gratuita pode ser feita até 21 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 19h. Já o livro A Modernidade Impressa deve ser lançado em Caxias em breve, se depender das intenções da autora.
Arrojo gráfico
Caxiense Paula Ramos lança livro sobre artistas ilustradores da Livraria e Editora do Globo
Trabalho também motiva exposição em cartaz no Margs, na Capital
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project