Os livreiros caxienses oficializaram, na tarde desta quinta-feira, a decisão de não participar da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro. A possibilidade já havia sido anunciada no final de junho, devido à não concordância da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) com a transferência da programação da Praça Dante Alighieri para a antiga Estação Férrea e Praça das Feiras, como definido pelo município.
– Pelo menos 85% dos livreiros daqui não participarão, e já estamos recebendo apoio de livrarias e editoras de fora da cidade, que também não irão participar – garante Guilherme Martinato, integrante da diretoria da Alca.
Leia mais
Prefeitura de Caxias descarta Feira do Livro 2016 na Praça Dante
Livreiros propõem Feira do Livro em dois locais, Praça Dante e Estação
Prefeito de Caxias vai receber livreiros para discutir mudança da Feira do Livro
No último dia 20, a entidade havia apresentado uma contraproposta à mudança definida pela prefeitura, sugerindo que as atividades ocorressem em dois locais, com as bancas de livros adultos e técnicos mantidos na Praça Dante, no Centro, e a parte infantil e Festival Entrelinhas na Estação. Nesta quarta, porém, o chefe de gabinete Paulo Dahmer entregou aos livreiros um ofício assinado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho confirmando que toda a programação será concentrada nos arredores da Estação, com a justificativa de que os custos para dividir as atividades em ambos os espaços seriam muito elevados.
Com isso, os livreiros reuniram-se novamente na tarde desta quinta e, após deliberações, emitiram uma nota na qual "reafirmam com pesar a posição de não participar da Feira". Também dizem que "a Feira do Livro é muito maior do que qualquer decisão equivocada", e, por isso, vão discutir ações e atividades a serem proporcionadas no período para que a população não seja prejudicada.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
– Talvez façamos algo na Praça, por conta, se tivermos autorização para usar o espaço – projeta Martinato, acrescentando que as ações exatas ainda serão definidas.
Ele acrescenta que nos próximos dias também será feita uma lista dos que realmente não participarão.
– Por enquanto, sabemos de um (livreiro caxiense) que participará com certeza, e alguns que estão indefinidos.
Literatura
85% dos livreiros não vão participar da Feira do Livro de Caxias do Sul, garante representante da Alca
Decisão foi confirmada em reunião na tarde desta quinta, um dia após prefeitura confirmar que programação será mesmo na Estação Férrea
GZH faz parte do The Trust Project