Entre 1875 e 1910, Caxias – em suas versões colônia, vila, sede e município – concentrou histórias, episódios e personagens capazes de, mais de um século depois, despertarem um misto de curiosidade e nostalgia sobre os primórdios da cidade. Um recorte pra lá de saboroso desse período integra o livro Ecos do Passado, do autor jornalista, escritor e cronista do Pioneiro Marcos Fernando Kirst. O lançamento ocorre neste sábado, a partir das 10h, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
A obra compila 18 textos publicados originalmente entre maio de 2012 e novembro de 2013 na Revista Acontece Sul. A partir de um enfoque não-acadêmico, Kirst conduz o leitor a conhecer personas como o pioneiro Félix Laner e a desbravadora Ana Rech, bem como ajuda a entender os primeiros tempos de Caxias, as famílias de imigrantes, o cotidiano, a chegada do trem, as batalhas iniciais, as pioneiras atividades do comércio, a agricultura e a influência religiosa.
Falando em religião, entre tantos episódios um chama atenção pelo caráter insólito: a armadilha preparada por um grupo de carbonários para um padre com problemas de alcoolismo, em 1877 (trecho abaixo). A história, inclusive, foi encenada décadas depois, em 1908, ganhando um raro registro do fotógrafo Domingos Mancuso.
O dia em que Caxias virou pérola
– São os ecos do passado que trazem os elementos que serão cruciais para entender o presente e construir o futuro – resume Kirst, integrante da cadeira 11 da Academia Caxiense de Letras, patrono da Feira do Livro 2010 e autor, entre outras obras, da ficção A Sombra de Clara, ganhadora dos prêmios Açorianos de Criação Literária em 2014 e Vivita Cartier em 2016.
O lançamento pega carona na semana do aniversário de 126 anos da emancipação política de Caxias (1890) e também dialoga com a elevação de Caxias à condição de cidade, em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem. Ou como bem explicita o título da crônica derradeira: Uma Era de Maravilhas...
Busto de Dante Alighieri: um símbolo da Praça desde 1914
Literatura
O passado de Caxias ecoa em livro de Marcos Fernando Kirst
Ecos do Passado, coletânea com recortes da história de Caxias entre 1875 e 1910, tem lançamento neste sábado, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Rodrigo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project