A realidade dos idosos e os desafios das famílias e da sociedade para lidar com essa etapa de dúvidas, receios e descobertas norteiam os 10 episódios do documentário EnvelheSER. A série, produzida pela UCS TV em parceria com o Canal Futura, ganha pré-lançamento nesta sexta (17), às 14h30min, no UCS Teatro.
É quando ocorre uma palestra sobre envelhecimento e a exibição do capítulo 5, tratando do tema tecnologia e terceira idade e a educação para o uso desses suportes. O encontro, integrante das comemorações dos 25 anos do Programa UCS Sênior, tem entrada franca. Já a exibição dos programas ocorre a partir de segunda, dia 20.
Conforme a diretora de programação da UCS TV, Adriana Antunes, o documentário foi produzido durante boa parte do ano de 2015, a partir de uma ideia do diretor geral da emissora, professor Jacob Raul Hoffmann. E traz, além de depoimentos do público-alvo, avaliações de docentes e pesquisadores da instituição, como Vania Heredia, Jayme Paviani, Délcio Agliardi e Rafael José dos Santos.
– A velhice é heterogênea. A romantização que se costuma fazer, dos avós ao redor da família, dos filhos e dos netos, nem sempre existe, não é real. E isso veio muito à tona nos depoimentos – revela Adriana, responsável pelo roteiro e direção.
Com 13 minutos cada, os episódios abarcam temáticas variadas: a saúde física e mental, a relação com família e os amigos, o trabalho, a morte, as políticas públicas e o choque geracional. Velhos e especialistas falam sobre suas experiências, dificuldades, ganhos e perdas, e sobre a constatação de que existe um grande despreparo da sociedade brasileira, que não pensa no próprio envelhecer.
Uma pergunta da jornalista durante o teaser de divulgação do documentário, aliás, resume bem essa questão:
– Você já se imaginou daqui a 10 ou 20 anos?
Os episódios
Os 10 episódios serão apresentados de segunda a sexta, às 14h30min, com reprise às 20h30min, dentro do programa Sala de Notícias. O Canal Futura (canal 87) é retransmitido pela UCS TV (canal 27 UHF). Posteriormente, os capítulos serão disponibilizados na internet.
Dia 20: O envelhecimento e o perfil da população brasileira que está envelhecendo. Atualiza a pirâmide etária e mostra a heterogeneidade que existe no envelhecer.
Dia 21: A importância da família para o idoso e o processo de envelhecimento a partir da presença ou ausência do vínculo familiar.
Dia 22: As singularidades que envolvem a população idosa, principalmente nas questões de mobilidade e acessibilidade. O quanto o urbano é perigoso e como as perdas físicas, típicas da idade, limitam a execução das atividades cotidianas.
Dia 23: A necessidade da valorização da experiência do idoso para o mercado de trabalho. Mostra realidades diferentes de idosos que permanecem em suas áreas de atuação por prazer e reconhecimento e a exploração de idosos, que trabalham para sustentar a família ou outras pessoas.
Dia 24: Tecnologia e terceira idade. Mostra a necessidade de uma problematização do uso tecnológico para o idoso. Acesso a mídias sociais, cuidados necessários, aceleração do acesso à informação e educação para o uso desses suportes.
Dia 27: O debate relacionado a novas doenças, como o Alzheimer, e também a necessidade de cuidado permanente com doenças extremamente conhecidas, como diabetes e pressão alta. Aborda a prevenção e quando é preciso começar a pensar nas doenças da velhice.
Dia 28: A importância de se manter bons hábitos ao longo da vida para poder envelhecer com qualidade de vida. A necessidade de um cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos.
Dia 29: A finitude e a necessidade de se falar sobre a morte, principalmente na busca por uma boa morte, sem doenças, limitações ou dependência.
Dia 30: a situação atual do Brasil com relação da prática das políticas públicas voltadas para os idosos. A deficiência da aplicação de leis, a falta de recursos e a pouca consciência sobre o aumento significativo de idosos na sociedade.
Dia 1º de julho: A importância de uma educação para o envelhecimento, diminuindo os choques geracionais e ampliando a consciência sobre essa etapa.
UCS Sênior
O Programa UCS Sênior conta atualmente com mil alunos e 28 professores. Propõe atividades nas áreas de estudo e pesquisa, formação de recursos humanos, saúde, movimento e lazer, atualização e aquisição de novos conhecimentos, arte e cultura. Mais informações pelo (54) 3218.2355.
Há cerca de 10 anos, a UCS também oferece uma disciplina, comum a todos os cursos, denominada Longevidade, Vida e Sociedade.