A vida segue um ritmo peculiar nos confins do cerrado mineiro, e é esse clima interiorano que Ricardo Rodrigues e Alexandre Bianchini levam à Sala de Cinema Ulisses Geremia na noite desta quarta em mais uma edição do projeto Dandô, que a cada mês promove o encontro entre artistas locais e convidados. Desta vez, os anfitriões são Lázaro Nascimento e Cardo Peixoto.
A partir das 20h, os músicos de Pará de Minas, cidade a 90 quilômetros da capital, Belo Horizonte, sobem ao palco para apresentar um repertório baseado no disco Terra, Baú e Verso, lançado no começo do ano com canções compostas por Rodrigues.
– É música mineira que flerta com a música brasileira. Quase todas as letras falam do universo mineiro, do interior, com muitos elementos da flora, da fauna e do cotidiano das pessoas – resume Rodrigues (voz e violão).
Com versos que fazem referência a temas como carro de boi, cipó São João, brejo e beira de rio, o compositor desenha uma realidade em que o relógio parece andar mais devagar. Amigo de Rodrigues há aproximadamente cinco anos, Bianchini buscou na natureza da região elementos como sementes e pedras para fabricar instrumentos de percussão. Pás de enxada viram sinos, como os das igrejas.
– O regionalismo musical está muito ligado ao catolicismo, por isso esses sons também se fazem presentes – acrescenta o percussionista.
Programe-se
O que: Dando - Circuito de Música Dércio Marques, com Alexandre Bianchini, Ricardo Rodrigues, Lázaro Nascimento e Cardo Peixoto.
Duração: 1h
Quando: nesta quarta, às 20hOnde: Sala de Cinema Ulisses Geremia (Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Rua Luiz Antunes, 512, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
Quanto: R$ 20 (R$ 10 estudantes e sênior)