– O bar dele encaminhou muitos músicos de Caxias do Sul.
A frase do músico Lazaro Nascimento é repetida por praticamente todos que descrevem o empresário Vanderlei Bucco, 57 anos, que morreu nesta terça-feira, de parada cardíaca, enquanto estava hospitalizado para tratar um câncer.
Com três décadas de atuação na noite caxiense, Bucco foi proprietário, a partir de meados dos anos 1980, do bar Ponto de Vista, conhecido por abrigar grandes shows ao ar livre, e dez anos depois inaugurou o Buku's Bar, na Avenida Itália – outra referência em música ao vivo. Já em 2004, abriu o Buku's Anexo, casa que movimentou a região próxima ao shopping Iguatemi com apresentações de bandas de rock e MPB.
– A cultura da música de bar na cidade praticamente começou com ele – garante Lazaro, lembrando que o Bukinhos, como era conhecido o Buku's Bar, foi um dos primeiros lugares em que tocou, e que se apresentou também por muitos anos no Anexo.
Leia também:
Corpo de ex-miss Brasil é encontrado em apartamento em Gramado
Samuel Sodré, que postou um vídeo com uma canção homenageando Bucco no Facebook, se emociona ao falar do empresário, seu amigo de muitos anos:
– Fui o primeiro a tocar no Bukinhos, e aos poucos fui levando outros. Virou uma grande confraria, uma irmandade. Para mim, era uma família, o Bucco era um irmão.
Sodré reforça que os espaços administrados por Bucco foram fundamentais para a formação de muitos músicos locais.
– Ali, muitos tomaram gosto pela MPB.
Artistas de outras cidades igualmente lamentaram a perda. Eloy Fritsch, tecladista da Apocalypse, de Porto Alegre, lembra que tocou ainda no antigo Ponto de Vista, "um espaço bem agradável e diferenciado, com shows ao ar livre, uma vista linda e um grande público".
– O Bucco era um ótimo anfitrião, dava espaço para os grupos locais e de fora – recorda.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
No Facebook, diversos outros artistas e frequentadores fizeram questão de deixar mensagens de despedida, recordando momentos passados no Buku's e até amores nascidos ao som das músicas lá tocadas.
Natural de Cruz Alta, Bucco deixa a mulher e uma filha. O corpo de Bucco está sendo velado na sala 2 da Capela Cristo Redentor. O sepultamento está marcado para as 17h desta quarta-feira, no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul.
Gente
Músicos lamentam morte de Vanderlei Bucco, em Caxias do Sul
Dono de estabelecimentos emblemáticos da noite caxiense morreu terça
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project