A 18ª edição da Maratona de Moda do curso de Design de Moda movimenta o Campus 8 da UCS hoje e amanhã. Partindo do tema Além dos Limites, a tônica é olhar para a natureza como um laboratório pronto a experiências inéditas, materiais ou espirituais, deixando algumas linhas tênues entre o real e o imaginário. Assim, o desafio dos estudantes formandos é o exercício de novas formas de viver e, portanto, também novas de se comunicar.
– A ideia é a da experimentação, buscando momentos novos, experiências que atravessem ou quebrem barreiras. Afinal, são os jovens que saem à frente e, historicamente se rebelam contra parâmetros pré-estabelecidos, fazendo o mundo mudar – reflete a coordenadora do curso, Adriana Ferreira Conte.
Essa ideia de moda como manifestação e novos conceitos e outras identidades deve percorrer os 19 trabalhos que serão apresentados e, no caso do Prêmio UCS/Sultextil, concorrem a uma viagem a Paris.
– A moda já foi vilã, mas hoje é alternativa para novos modos de produção e de consumo. Hoje, somos mais usuários do que consumidores. As inovações estão nas tecnologias de processos e nos novos produtos derivados disso – diz Adriana.
Em sintonia com esse universo, o júri do UCS Sultextil terá a estilista Glória Coelho.
– Ela tem esse olhar na criação de produtos e já trabalhou muito com esses conceitos. Outra integrante, a Gabriela Basso, também tem essa perspectiva do consumo consciente – destaca a coordenadora do curso.
Novos criadores
Maratona de Moda movimenta Campus 8 nesta terça e quarta
Desfile UCS/Sultextil e do Laboratório de Criatividade na pauta
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project