No meio do caminho de quem visitar a exposição Percurso, que abre nesta quinta-feira no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, terá uma pedra. Ou melhor, várias pedras, e também faixas de tecido. São esses os elementos escolhidos pela artista plástica Isabel Sommer para compor a mostra, resultado de uma intervenção realizada por ela em na Serra do Pinto, em Três Forquilhas.
Leia também:
Bucho: uma relação de amor e ódio entre os moradores da Serra Gaúcha
Trigêmeos de Caxias do Sul participam de comercial em rede nacional
– O objetivo é fazer com que o espectador seja impactado pelo que está vendo e remetido para o ambiente no qual as intervenções foram criadas – explica a artista.
A mostra, selecionada na Convocatória de Exposições de Arte em 2016, incluirá duas fotografias de 2x1,5m das intervenções – uma, de pedras pintadas de branco em meio a um rio; a outra, de faixas de tecido se entrelaçando entre as árvores. Para chegar até essas imagens, entretanto, o público deverá passar, antes, pelas próprias pedra e entrelaçamentos, remontados na sala de exposições.
Isabel conta que a ideia de Percurso surgiu ainda em 2013, quando ela, a também artista Vera Junqueira e a historiadora Juliana Sommer criaram um projeto chamado Experiência Fora da Rota e convidaram cinco artistas para um final de semana num sítio na Serra do Pinto, pensando e fazendo arte.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
No estilo land art, em que o terreno natural não apenas é o cenário como também parte integrante da obra, Percurso está intimamente ligada ao ambiente em que foi concebido, por isso a importância das imagens captadas durante a ação. Na exposição, elas interagem com as pedras e tecidos, elementos constituidores do percurso entre os vazios e que trazem nova significação ao espaço.
Na abertura da mostra, a artista participará de um bate-papo com o público.
Agende-se
O que: abertura da exposição Percurso, de Isabel Sommer, e conversa com a artista
Quando: quinta-feira, dia 2 de junho, às 19h
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho
Visitação: de 3 a 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 15h30min às 18h30min
Informações: (54) 3901.1316, ramais 205 e 217
Agendamento de visitas com mediação: uniartes@caxias.rs.gov.br
Artes visuais
Isabel Sommer abre quinta-feira a mostra "Percurso", em Caxias do Sul
Exposição poderá ser conferida até o dia 25 de junho, no Ordovás
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project