Quando era criança, Jocelaine Silva costumava passar muito tempo brincando com as irmãs junto a um grande umbuzeiro, na chácara do avô, na região das Missões. Os bons momentos passados à sombra da árvore foram a inspiração para o novo livro da professora e escritora, O Menino e o Umbu (Lorigraf, 48 páginas), que terá sessão de autógrafos hoje, às 20h, no salão dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 189, bairro Rio Branco), em Caxias do Sul.
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
- Para o livro, criei o personagem Lucas, numa história que vai mostrar que uma planta também é um ser vivo e também pode ter amizades - conta a autora, que deu ao protagonista o nome do filho.
Publicada via Financiarte e com ilustrações de Karen Basso, a obra investe ainda na interatividade, com várias atividades intercaladas na trama - pinturas, colagens, dobraduras, etc. A ideia, segundo Jocelaine, é que os pequenos leitores e seus pais compartilhem momentos nessa atividade.
No final de O Menino e o Umbu, a criançada encontra ainda um glossário de termos usados na história e uma série de curiosidades sobre essa árvore, entre elas a de que, antigamente, servia de abrigo para os tropeiros.
No lançamento, que terá como atrativo extra apresentação em libras do coral da escola Helen Keller, o livro será vendido a R$ 35; depois, o preço de capa será R$ 40.
Literatura infantil
"O Menino e o Umbu", de Jocelaine Silva, será lançado nesta quinta, em Caxias
No livro, autora revive memórias de infância e aposta na interatividade com os pequenos leitores
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project