Além do Dia Internacional da Dança, comemorado na sexta-feira, dia 29, a Cia. Matheus Brusa tem outro motivo especial para celebrar: o grupo completa 10 anos em 2016. Os festejos começam nesta terça-feira, às 20h, com a apresentação do espetáculo 10 anos da Cia. Matheus Brusa, dentro da programação da Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Dança, realizada pela Unidade de Dança da Secretaria da Cultura de Caxias.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
A peça é composta por seis obras: Hipotálamo, Sistema Colateral, Léxico, Superfacial, Uterino e Electrões, resultados de pesquisas que começaram ainda no ano de fundação da Cia., em 2006, e seguiram até 2015.
- O espetáculo consegue contar um pouco a história da companhia e mostrar a nossa identidade coreográfica e estética e nosso estudo de movimento - revela o diretor e coreógrafo Matheus Brusa.
Entre solo, duo e trio, quatro bailarinos irão ocupar um espaço limitado do palco, tendo como cenário instrumentos musicais e tablado.
- É uma identidade da Cia. limitar e usar o espaço que a gente usa. É difícil a gente ter um trabalho que use todo o palco - diz.
Segundo Matheus, desde que começou seu trabalho com o grupo, o cenário da dança sofreu muitas variações.
- O que vem mudando bastante é a questão da dança estar sendo mais inserida no meio acadêmico, participando mais da teoria do que antigamente, com isso as pesquisas estão tendo mais embasamento teórico - diz.
Sobre a consolidação da companhia, ele revela que está feliz pela conquista e por todo trabalho que realizou até aqui juntamente com bailarinos, músicos, produção e toda a equipe.
-Passa um filme na cabeça sobre tudo que aconteceu, os momentos bons, as dificuldades - declara o fundador, que trabalha ao lado da irmã, Katherine Brusa, desde o início do grupo.
Além do espetáculo de 10 anos, a Cia. prevê outras atividades para comemorar o aniversário: uma exposição com apresentações coreográficas e, no segundo semestre, a circulação nacional do trabalho Gaudério pelo prêmio Klauss Vianna - Funarte.
PROGRAME-SE
O que: apresentação do espetáculo 10 anos da Cia. Matheus Brusa
Quando: terça-feira, às 20h
Onde: Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312)
Quanto: R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível
Classificação: livre
Dia da Dança
A programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Dança seguem até sexta-feira, em Caxias. Quarta-feira, o Grupo Interposição Notória apresenta o espetáculo 7-10, no Centro de Cultura Ordovás. Quinta e sexta-feira, a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul encena as peças Tres Partes y Una Pared e fragmento da obra De Parte em Parte - de Brenda Angiel e Eternidade, de Ney Morais, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333). As apresentações ocorrem às 20h, com ingressos a R$ 5 (mais um quilo de alimento).
Dança
Cia. Matheus Brusa apresenta espetáculo de 10 anos nesta terça, em Caxias
O trabalho integra a programação da Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Dança
Bruna Marini especial
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project