Saltimbancos, palhaços e poetas sempre fizeram da rua palco e potência de sua arte. Esta é a premissa do Festear - 1º Festival de Teatro de Rua Caxias do Sul. Com a apresentação de As Aventuras do Fusca a Vela, do Grupo Ueba Produtos Notáveis, hoje, às 18h, na Praça Dante, a programação segue até domingo contabilizando 11 apresentações gratuitas na praça central caxiense e no Parque dos Macaquinhos.
- Parece utopia, mas a gente acredita que as artes de rua têm que ser fomentadas em Caxias e no Estado. Queremos que isso cresça cada vez mais - diz Jonas Piccoli, que produz o festival ao lado de Aline Zilli e toda a equipe do grupo.
Adeptos do teatro de rua desde a fundação, há 12 anos, com sete montagens dedicadas a este espaço, os integrantes do Ueba tiveram trabalho para fazer a curadoria das atrações que chegam agora ao público caxiense.
Foram mais de 170 montagens inscritas. Peças de todo o Brasil e até da Espanha e Moçambique. A solução foi tentar trazer uma amostra de diferentes formas de fazer teatro nas ruas para adultos e crianças: mamulengos, maquinaria, teatro de caixa, linguagens circenses, palhaços. Tramas cômicas, performáticas, de cunho social...
- Selecionamos trabalhos de altíssima qualidade, a programação é diversa. É difícil escolher uma ou outra - comenta o ator e produtor.
Esta diversidade estética foi reunida com recursos do Financiarte e o apoio do Sesc-Fecomércio - "um baita parceiro" - frisa Piccoli - e afirma uma opção estratégica de outras artes em Caxias.
- Há muita reclamação de que não tem espaços para se apresentar. Queremos mostrar que a rua é uma opção, como tem acontecido com mostras de música e cinema. Queremos fomentar a vivência do público, se apropriar e ocupar os espaços públicos e a praça - diz Piccoli.
Além das apresentações na Praça Dante e nos Macaquinhos, o Moinho da Cascata, sede do Ueba, vai sediar exposição de bonecos, projeção de vídeos, mostra fotográfica e bate papo com os artistas.
- Este também será um espaço de encontro e de conversas com os artistas - destaca o produtor, reafirmando os vários espaços da cidade como ambiente para as artes:
- Temos paixão pela arte de rua, que é de risco. Ela diz o que tem que ser feito. Este ambiente urbano é o desafio para o artista chegar até o público.
Festival de Teatro de Rua
Festear começa nesta terça-feira e vai até domingo com 11 peças gratuitas em Caxias
Apresentações têm diversos estilos e atendem a adultos e crianças
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project