Um cortejo inédito, formado por dois grupos de percussão de Caxias, dará início aos festejos carnavalescos na cidade e, ao mesmo tempo, irá celebrar a brasilidade por meio da música e da dança.
Eis o Maracaxias, encontro idealizado pelo Zingado e Maracatu Baque dos Bugres, que tem concentração hoje, às 19h, em frente à Catedral. Nesse mesmo horário, os músicos Dan Ferreti e Gustavo Viegas começarão a tocar no Bar do Kerwald, no bairro Panazzolo, ponto de chegada da procissão e de encontro entre todos os artistas e o público.
- Aproveitamos para amplificar o trabalho desses grupos no Carnaval - afirma a coordenadora do Zingado, Cristiane Ferronato. - Em Pernambuco, a sexta de Carnaval é a noite de gala - acrescenta.
Em ensaios iniciados na metade de janeiro, os 34 músicos treinaram um repertório basicamente de maracatu, acrescido de ijexá e coco. Da igreja matriz, eles seguirão pela Rua Dr. Montaury, contornarão o Fórum e seguirão até o Kerwald, em Caxias.
- Essa fusão é uma coisa nova, um trabalho de construção entre os grupos. O cortejo é muito tradicional em Pernambuco (terra de origem do maracatu), mas em Caxias as pessoas estão pouco acostumadas a ele. Percebo que a gente daqui anseia por isso, quer conhecer um pouco mais dessa cultura - explica o coordenador do Baque dos Bugres, João Viegas.
O Baque foi criado no ano passado, é o primeiro de maracatu da cidade e tem 22 integrantes de áreas distintas, como professor de história e publicitário. Viegas, que integrava o Zingado - criado em 2009, para estudar e praticar ritmos da cultura popular brasileira através da percussão, da dança e do canto -, ministrava oficinas de maracatu antes de decidir reunir os interessados em uma trupe.
O nome foi uma forma de unir duas culturas - baque refere-se ao som da orquestra de percussão, bugres ao nome primitivo de Caxias - aparentemente distintas e mostrar que o grupo transcende à música.
- É desafiador (ter um grupo de maracatu) e começa pelos instrumentos. Ia em lojas e pedia alfaia, gonguê e ninguém sabia o que era - conta ele, que chegou a fabricar algumas peças.
Atualmente, realiza pesquisas sobre o tema e pretende inserir Caxias no universo dessas sonoridades afro-brasileiras.
- É uma cultura linda, rica, maravilhosa. A pessoa ouve a primeira vez e já se apaixona - completa Viegas.
PROGRAME-SE
:: O que: Carnaval Maracaxias
:: Quando: sexta, às 19h
:: Onde: dois lugares ao mesmo tempo - o cortejo parte da Catedral e Dan Ferreti e Gustavo Viegas tocam no Bar do Kerwald (Rua Fermino Minghelli, 2.228, esquina com a Rua Santo Ceroni)
:: Quanto: entrada gratuita
:: Informações: (54) 9116.9142 ou (54) 9986.3903
Folia
Grupos de percussão se unem para abrir a celebração de Carnaval sexta, em Caxias
Zingado e Maracatu Baque dos Bugres conduzem cortejo com saída da Catedral
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project