A área da música é, tradicionalmente, a que mais aprova projetos do Financiarte (antigo Fundoprocultura). Desde 2003, foram mais de 4,8 milhões investidos na gravação de CDs de artistas da cidade. Pensando em facilitar o acesso a esses trabalhos, os jornalistas Rafael Montanari e Carlos Balbinot criaram o site CXS Sonora. O projeto será lançado oficialmente nesta terça-feira, na reunião da Incubadora da Música, às 19h30min, no Sesc Caxias (Moreira César, 2.462). Entrada é franca.
Para começar, 50 discos - entre os mais de 200 aprovados até hoje - estão disponíveis para download no site. A ideia dos idealizadores é incentivar, a partir de agora, que os próprios músicos contemplados ao longo desses 12 anos de fundo acrescentem seus trabalhos no site.
- Muitas produções aprovadas acabam se perdendo, não existia um agrupamento do material e essa sempre foi uma discussão informal das pessoas envolvidas com produção artística na cidade - comenta Balbinot.
Os discos estão cadastrados pelo ano de aprovação do edital. O CXS Sonora não dá acesso somente às músicas, mas a toda ficha técnica desses trabalhos. A intenção é justamente fomentar um banco de dados com referências importantes para quem quer criar algo no setor.
Leia as últimas notícias de Cultura e Tendências
Os jornalistas criaram o site como trabalho de conclusão na especialização em Comunicação Digital (UCS/PUCRS), sob orientação da professora Silvana Sandini.
- Democratizar o acesso é um passo importante, tanto quanto fomentar. A essência da internet é justamente essa, a do compartilhamento - sugere Montanari.
Acesse: www.cxssonora.com.br
Como ouvir: depois de escolher o disco, as músicas são baixadas em zip. Detalhes sobre o procedimento estão na aba "FAQ"
Como cadastrar: os trabalhos devem ser enviados no por meio de Dropbox, Google Drive ou Wetransfer, mas o passo a passo está bem explicado na aba "Cadastre seu Projeto"
Novidade
Site disponibiliza discos custeados via financiamento municipal em Caxias
CXS Sonora foi criado pelos jornalistas Rafael Montanari e Carlos Balbinot
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project