Dois temas e universos distintos do trabalho da Porto Alegre Cia de Dança poderão ser conferidos quinta e sexta-feira, em Caxias do Sul. A atração de quinta, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, é o espetáculo Eu Estive Aqui. Sexta, às 20h, na Sala de Teatro do Ordovás, a atração é As Únicas Coisas Eternas São as Nuvens.
Eu Estive Aqui - coreografado pelo escocês Mark Sieczkarek - já rodou pelo Brasil e no Exterior falando sobre fauna, flora e cultura brasileiras. A trilha tem Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos. A montagem inclui elementos do balé, da dança teatro e elementos da ginga e do folclore.
- É um olhar carinhoso, de um estrangeiro que gosta do Brasil. O ritmo brasileiro está muito presente no espetáculo, que é uma grande celebração da dança - descreve a diretora artística da companhia, Tânia Baumann.
No espetáculo As Únicas Coisas Eternas São as Nuvens, a obra de Mario Quintana é referência para as sequências derivadas do butoh japonês. A obra criada por João Butoh persegue a metafísica do tempo - esgarçado tanto em Quintana quanto no tempo da métrica coreográfica da dança japonesa pós-guerra.
- Há beleza e inocência, tudo é muito lúdico, como se encontrássemos um livro do Mario em 3D. O espetáculo tem o tempo do butoh, de uma cidade antiga, sem correria, sem Internet - explica a diretora da companhia.
SERVIÇO
Eu Estive Aqui
Dia 2 de julho, quinta-feira, às 20h
Teatro Municipal Pedro Parenti - Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Centro)
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (idosos e estudantes)
As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens
Dia 3 de julho, sexta-feira, às 20h
Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto - Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - Bairro Panazzolo) -
Entrada franca; os ingressos devem ser retirados na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás)
Espetáculo
Porto Alegre Cia de Dança se apresenta quinta e sexta-feira em Caxias do Sul
Ginga, poesia e influências orientais marcam coreografias que serão dançadas no Teatro Pedro Parenti e na Sala de Teatro do Ordovás
GZH faz parte do The Trust Project