Integrando a programação que celebra os 140 anos de imigração, um circuito de cinema pretende aproximar os caxienses de grandes obras produzidas na Itália. As sessões gratuitas ocorrem até sexta, sempre às 20h, no Ponto de Cultura Casa das Etnias (Av. Independência, 2.542, Panazzolo), em Caxias do Sul.
- Este circuito já começa com os principais diretores do cinema italiano. Tenho a sensação de que os caxienses não conhecem os filmes feitos na Itália, estão perdendo o melhor do cinema mundial - comenta o produtor cultura e cineasta Robinson Cabral, que ajudou a formatar a programação do circuito ao lado de Conrado Heoli (coordenador da Unidade de Cinema e Vídeo da prefeitura de Caxias) e representantes de Circolos Trentinos e Trentini Nel Mondo.
A programação já começa com Giuseppe Tornatore como maestro. Mas ao invés de escalar a obra mais famosa do cineasta - Cinema Paradiso - para compor a programação, o circuito de cinema italiano mostra O Homem das Estrelas, representante mais atual (1995) da genialidade de Tornatore ao orquestrar doses certeiras de drama e comédia.
- O Tornatore é o meu diretor preferido, é o que mais me faz chorar, mais me sensibiliza. O Homem das Estrelas tem um humor negro violento, mas também muita beleza - revela Cabral.
A programação prevê ainda o curso gratuito Fellini e Outros Mestres do Cinema Italiano, que o crítico de cinema e editor do portal Papo de Cinema Robledo Milani ministra no fim de semana, na Ulysses Geremia. O bate-papo vai rolar nas tardes do sábado e do domingo, a partir das 14h, traçando um panorama completo sobre os gênios do cinema italiano. Inscrições pelo limitadas pelo saladecinema@caxias.rs.gov.br.
Programe-se
Segunda: O Homem das Estrelas, de Giuseppe Tornatore (1995, 113min). Sinopse: na Sicília dos anos 1950, um charlatão se passa por diretor de cinema e cobra por vídeos dos moradores que sonham se tornar estrela, prometendo mostrálos a grandes estúdios de Roma. Tudo muda quando ele se apaixona por uma moça.
Terça: Amarcord, de Federico Fellini (1973, 127min). Sinopse: através dos olhos do menino Titta, o filme aborda questões como vida familiar, religião, educação e política dos anos 1930, quando o fascismo era a ordem dominante.
Quarta: Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola (1977, 105min). Sinopse: sozinhos no prédio, uma solitária dona de casa conhece seu vizinho Gabriele. Gradativamente, os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.
Quinta: Matrimônio à Italiana, Vittorio De Sica (1964, 102min). Sinopse: durante a Segunda Guerra, Domenico encontra a jovem Filumena em um bordel. Após a guerra, ele aluga um apartamento para ela e os dois se tornam amantes pelos 22 anos seguintes.
Sexta: O Incrível Exército de Brancaleone, de Mario Monicelli (1966, 120min). Sinopse: Brancaleone de Norcia é um cavaleiro errante contratado como líder de um grupo que rouba a posse do reino de Aurocastro. Mas a viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada.
Clássicos
Caxias do Sul ganha circuito de cinema italiano a partir desta segunda
Sessões gratuitas ocorrem na Ponto de Cultura Casa das Etnias
GZH faz parte do The Trust Project