Uma oportunidade imperdível para os apreciadores da arte: será aberta nesta terça-feira na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul, a exposição Artistas Consagrados. A mostra reúne obras de 34 nomes que vão de ícones do modernismo como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti ao pioneiro do abstracionismo no Brasil, Manabu Mabe, passando ainda por surrealistas como Alexandre Rapoport e pelo abstracionismo informal de Antonio Maia (confira a lista completa abaixo).
Parte das gravuras, pinturas e esculturas expostas faz parte do acervo da galeria, e outra parte foi garimpada em acervos particulares. A artista com maior número de trabalhos na mostra é a pintora e gravadora austro-brasileira Maria Tomaselli: 22. A maioria dos nomes, entretanto, será representado por uma única obra.
No rol de consagrados representados na exposição há ainda velhos conhecidos dos caxienses, como o pintor italiano Aldo Locatelli e o escultor João Bez Batti. A lista passeia também por nomes como Alfredo Volpi, Carlos Scliar, Heitor dos Prazeres, Clóvis Graciano, Mário Gruber, Vik Muniz, Vasco Prado e Tomie Ohtake.
A abertura oficial de Artistas Consagrados será às 19h30min desta terça-feira, e a visitação poderá ser feita de quarta-feira até 20 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h, com entrada franca. A Galeria Arte Quadros fica na Rua Feijó Júnior, 975, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.
Os artistas:
Adélio Sarro
Ado Malagoli
Aldemir Martins
Aldo Bonadei
Aldo Locatelli
Alexandre Rapoport
Alfredo Volpi
Alice Brueggemann
Antônio Maia
Carlos Scliar
Carlos Tenius
Clóvis Graciano
Danúbio Gonçalves
Dario Mecatti
Di Cavalcanti
Djanira da Motta e Silva
Fernando Baril
Heitor dos Prazeres
Iberê Camargo
Inimá de Paula
João Bez Batti
Manabu Mabe
Maria Lídia Magliani
Maria Tomaselli
Mário Gruber
Nelson Jungbluth
Renina Katz
Sansão Pereira
Edy Gomes Carollo
Tarsila do Amaral
Tomie Ohtake
Vasco Prado
Vik Muniz
Xico Stockinger