Quando a esposa do caxiense Severino Julio Schiavo diz que ele "saiu com a outra", significa que o marido levou junto sua segunda paixão: a câmera fotográfica. Depois de mais de 30 anos nessa relação com o universo da imagem, o fotógrafo lança seu primeiro livro nesta quarta-feira - junto com uma exposição. A estreia vem atrelada a outro amor antigo, o interior da região e suas paisagens e pessoas encantadoras.
Para colher boa parte das fotografias da obra Videiras de Papel, Schiavo acompanhou essas plantas e suas mudanças estéticas através da passagem do tempo e das estações climáticas.
- Não é só um clique em si, é a vivência com essas pessoas da agricultura que não tem preço. Vale mais esse acolhimento e as amizades que arrecadei do que o próprio livro. São espontâneos, puros, depositam confiança em você - comenta Schiavo, 64 anos, sócio fundador do Clube do Fotógrafo de Caxias.
O fotógrafo revela que fez mais de 50 viagens para baixo dos parreirais em busca de bons cliques. No dia em que foi entrevistado pelo Pioneiro, inclusive, passou a manhã na companhia das videiras e da "outra". Schiavo conta que chegava nas propriedades por meio de contatos com amigos, que sugeriam visitas.
- Às vezes alguém me dizia: "fulano é muito caprichoso, tu tem que ir lá" - lembra, sobre as bem cuidadas videiras que fotografou.
São mais de 100 imagens a integrar o livro, cada uma com matizes, formas e ângulos distintos. Schiavo percorreu nove propriedades diferentes, no interior de Caxias, Garibaldi, Flores da Cunha e Farroupilha. Boa parte das fotos foi captada nos últimos dois anos, mas há ainda registros mais antigos, de 1989 e 2002 (produzidos com câmera analógica).
A ideia do livro partiu da fotógrafa Liliane Giordano, que acabou virando curadora do projeto.
- Percebi que tinha muitas fotos de parreiras, sugeri para a Liliane fazermos uma exposição. Ela disse que não. Perguntei se não tinha gostado e ela respondeu: "Está ótimo, temos que fazer um livro". Então, decidimos mostrar a vida da parreira durante o ano - conta o fotógrafo.
No livro, a poesia visual sobre a passagem do tempo captada por Schiavo ganha reforço dos textos de Ione Grillo.
- É tanta gente boa envolvida nesse livro... O Schiavo é meramente um fotografozinho no meio disso - opina ele.
Programe-se:
:: O que: exposição e lançamento do livro 'Videiras de Papel', de Severino Schiavo
:: Quando: nesta quarta (4 de março), às 20h
:: Onde: Galeria Municipal Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333)
:: Exposição: pode ser visitada até o dia 27 de março, de segunda a sexta das 8h30min às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
:: Livro: à venda por R$ 50 (10% do valor é destinado a Casa Anjos Voluntários e Lar da Velhice São Francisco de Assis)
Videiras no foco
Fotógrafo Severino Julio Schiavo lança livro e abre exposição em Caxias do Sul
Imagens foram captadas em parreirais
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project