Ter uma vida mais saudável, parar de fumar, comprar um apartamento, ter mais tempo para cuidar de si. Quem nunca elegeu alguns sonhos e os colocou numa lista de resoluções de Ano-Novo?
O otimismo com o ano que se inicia serve, por si só, como motivação para colocar os planos em prática - pelo menos nos dois primeiros meses. Depois, cerca de 80% das pessoas desistem de alcançar os objetivos traçados.
A impossibilidade de manter as promessas suscita também uma sensação de frustração.
- O pessoal erra porque deixa abstrato, no campo do sonho - explica o escritor Fábio Zugman, especialista em criatividade e administração.
Segundo ele, quando os objetivos são grandes e genéricos - como "quero entrar em forma" -, a chance de frustração e desistência é maior. O melhor seria pensar "quero perder dois quilos em um mês" e assim sucessivamente. Fundamental, para ele, é mirar perto. A recomendação seria dividir o objetivo principal em pequenos objetivos e se recompensar a cada pequena conquista, além de tratar recaídas como escorregões sazonais.
- Quanto menor e mais palpável, melhor. A pessoa quer correr uma maratona? Ela precisa desmembrar em 10 passos concretos o que vai fazer, quanto vai correr em cada mês para atingir o objetivo. Assim ela consegue corrigir erros e realinhar expectativas no meio do percurso - diz Zugman.
O especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa faz uma ressalva: de nada adianta projetar 2015 sem olhar para 2014.
- É fundamental ver o que se pode aprender com esse ano, olhar o que foi feito de bom. Não adianta planejar sem aproveitar as experiências anteriores - completa.
O QUE FAZER
1. Aja
Não espere muito para colocar as resoluções em prática. Estudos apontam que a ação precede a motivação: você precisa começar a praticar exercícios físicos para sentir-se satisfeito com a prática, e não o contrário.
2. Persevere
Nem todos os objetivos podem ser conquistados da primeira vez. Se não conseguir, tente novamente, analisando os erros e evitando não repeti-los.
3. Relativize
Evite pensar que não fará "nunca mais" algo. Vá diminuindo o ritmo até parar. Se você deseja deixar de comer chocolate, diminua a quantidade ingerida e, aos poucos, torne o alimento menos presente na própria dieta.
4. Compartilhe objetivos
Escolha algumas pessoas para apoiá-lo na busca por um objetivo. Mudar o comportamento exige comprometimento, e ter amigos por perto fará bem.
5. Seja paciente
Divida o objetivo principal em objetivos menores e não pule etapas. Não esqueça de fazer um passo a passo de cada resolução, para se manter motivado a cumpri-las. É como ler um livro: se não conseguir terminar a obra na primeira lida, mantenha o ritmo e leia 30, 50 páginas por dia.
Novo ciclo
Aprenda a cumprir as resoluções de Ano-Novo
Algumas dicas podem ajudar a tirar do papel os sonhos planejados para 2015
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: