Começa nesta sexta-feira e vai até dia 1º de novembro o 5º Caxias em Movimento. O festival reúne companhias brasileiras e caxienses numa maratona de apresentações, bate-papos e worshops. A atração que abre a série de atividades é o espetáculo CM, da Cia Matheus Brusa, que será apresentado nesta sexta-feira e amanhã, sábado, às 20h, na Sala de Teatro do Ordovás, com entrada franca.
No trabalho, o coreógrafo Matheus Brusa explora a repetição de movimentos, assim como proposto num mantra, resignificando a própria ação.
- Tomamos consciência que, esteticamente, a linha corporal da companhia é o trabalho com o isolamento dos pequenos corpos no grande corpo, que é o corpo humano. O trabalho fala desse detalhamento - diz Brusa.
Em cena estão os intérpretes e criadores Isadora Martins, Natália Colombo, Akácio Camargo, David Cruz e Diego Santos. A música é executada ao vivo pelos também músicos e intérpretes Matheus Brusa e Lazaro Nascimento.
Usando fitas métricas como recurso coreográfico - CM é abreviação de centímetro -, o trabalho explora, segundo Brusa, é meio oriental.
- Ao contrário da dança por metro quadrado do Ocidente, falamos de isolamentos, sutilezas.
A montagem é feita com recursos do Financiarte e Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.
Dança
Cia. Matheus Brusa abre o 5º Caxias em Movimento nesta sexta-feira
Espetáculo usa a fita métrica como alegoria para mostrar pequenos movimentos de dança
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project