O compositor Mário Barbará se apresenta em Caxias neste domingo, dentro da 3ª edição do projeto Caxias Soul Duetos. Ele vai abrir a noite de domingo, no palco da UAB Cultural (Luiz Antunes, 80, bairro Panazzolo). Revelado nos anos 1980, o são-borjense conta que mostrará repertório bem nativista. A canção Desgarrados, composta por ele e Sérgio Napp, tornou-se patrimônio dos gaúchos e fez história no clássico festival Califórnia da Canção Nativa, além de mostrar ao mundo a sonoridade que Barbará desempenha até hoje.
- Meu último disco (Memória, de 2011) é bem nativista. Mas é o meu nativismo, que não é muito dançável, campeiro, ele é mais urbano. Sempre procurei dar um toque mais universal à música - conta Barbará, que se apresenta em Caxias ao lado de mais um violonista.
Depois da apresentação de Barbará, o trio caxiense Mahabharata Instrumental ocupa o palco com repertório revigorado. Além das inéditas, eles mostram composições antigas sob nova roupagem.
- Retornamos ao início com olhar mais amadurecido - diz Guilherme Santin, que opera os sintetizadores da Mahabharata ao lado de Guido Bracagioli (baixo) e Felipe Girotto (bateria).
O Caxias Soul Duetos começa às 18h de domingo. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente na UAB Cultural, das 14h às 18h, até esta sexta.