Trocar ideias, confrontar opiniões e olhares críticos sobre obras infantojuvenis, sejam elas clássicas ou contemporâneas. Essa é a filosofia que move a Confraria Reinações Caxias, grupo de discussão literária que se reúne mensalmente e que festeja, neste sábado, o quinto aniversário, com um encontro especial realizado em parceria com a Academia Caxiense de Letras (ACL).
Dangelo Müller, coordenador do grupo há quase um ano e participante desde a fundação, ressalta que os debates não se prendem àqueles livros escritos especificamente para crianças e adolescentes.
_ Sempre digo que rótulo funciona bem para remédio. A literatura é boa ou não é boa, e se for, supera barreiras como faixa etária _ defende, acrescentando que o que muda é o olhar de cada leitor para o livro.
Assim, nos últimos meses foram discutidos, por exemplo, E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie _ que resultou, inclusive, em troca de ideias sobre o patrulhamento cultural, dada a mudança de nome da obra, mais conhecida como O Caso dos Dez Negrinhos _, e A Revolução dos Bichos, de George Orwell.
Neste sábado, o livro em pauta será O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas, que integra As Crônicas de Nárnia, do escritor britânico C. S. Lewis, e a conversa será conduzida por Rogério Becker. O encontro será às 16h, no Café Firenze (Rua Pinheiro Machado, 2.544).