Nos moldes da Sala de Cinema Ulysses Geremia, com programação independente ao circuito comercial, Caxias do Sul contará com mais uma opção aos cinéfilos a partir desta quarta-feira. Batizado de Cine Mais, o espaço está localizado no recém-inaugurado auditório do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv). A programação de cinema começa com o projeto Mostracine, oferecendo uma seleção de filmes em comemoração a Semana de Caxias. A iniciativa é uma parceria entre o sindicato a empresa Indústria Cultural.
- Queremos dar uma função social para este espaço - afirma o presidente do Sindiserv, João Dorlan.
A ideia é priorizar ciclos temáticos até o final do ano e tentar pensar numa programação fixa para 2015 (que seria financiada via Lei Rouanet). Além de sessões, provavelmente nas quartas e domingos, o espaço pretende abrigar oficinas ligadas ao universo audiovisual, além de apresentações de teatro, música, etc.
A primeira programação da sala Cine Mais prevê exibição de curtas locais e longas nacionais (além do clássico italiano Cine Paradiso, veja mais abaixo). Também estão programadas sessões de filmes infantis e juvenis exclusivas para alunos da rede municipal de ensino.
A nova sala está localizada na sede do Sindiserv (Rua Carlos Giesen, 1.217, bairro Exposição) e tem 205 poltronas estofadas, três poltronas especiais para obesos e espaço para cadeirantes. Os filmes são exibidos no formato DVD ou Blu-ray numa tela de cinco por cinco metros. Por enquanto, não haverá cobrança de ingresso. Para o ano que vem, quando a programação estiver fixa, a ideia é implantar preços bem populares.
Atualmente, a curadoria da sala envolve o produtor audiovisual Lê Daros e o produtor cultural Elvio Gonçalves (diretor da empresa Indústria Cultural).
Programação do Cine Mais
* Quarta (dia 25), às 19h30min, abertura oficial da sala de cinema e, às 20h, Curta Caxias (Efeito Dominó, de Emilio Ferasso; De Outros Tempos, de Everton Rigatti; Ponto Final, de Fernando Roveda; e Heranças, de Maicon Dewes)
* Quinta (dia 26), às 20h, Curta Caxias (Al Cinema, de Lissandro Stallivieri; Armada, de Filipe Ferreira; Proibido Falar Italiano, de Robinson Cabral; e Rua dos Aflitos, 70, de Lê Daros)
* Sexta (dia 27), às 20h, Cine Paradiso, Giuseppe Tornatore
* Sábado (dia 28), às 20h, O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim
* Domingo (dia 29), às 16h, Nossa Senhora de Caravaggio, de Fábio Barreto
Espaço ao audiovisual
Nova sala de cinema será aberta em Caxias do Sul nesta quarta
Batizada de Cine Mais, está localizada no auditório do Sindiserv
GZH faz parte do The Trust Project