A Malma Companhia de Dança apresenta dois espetáculos de dança contemporânea em Caxias do Sul nesta sexta. A partir das 20h, no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), o grupo de Novo Hamburgo mostra Muito Prazer... Piaf, que esteve na cidade em 2013, e o inédito Rogai. Ambos foram coreografados pelo paulista Arilton Assunção.
Muito Prazer... Piaf tem 25 minutos e será apresentada primeiro. A apresentação utiliza clássicos da cantora francesa como trilha e pende mais para a área da dança-teatro, repleta de mise-en-scène.
- É doce e sofisticado - diz Alex Lassakoski, diretor artístico da Malma Companhia de Dança.
Já o espetáculo Rogai (50 minutos) buscou inspiração no sertão nordestino. O cenário tem grandes árvores criadas pelo artesão Renato Imbroisi e um tapete de terra vermelha, representação da aridez. Obras como Os Sertões (Euclides da Cunha), Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto), Gabriela Cravo e Canela (Jorge Amado) serviram de referência para o trabalho.
Conforme Lassakoski, a principal mensagem de Rogai está ligada a esperança.
- O público sai tocado e é o que queremos, que voltem para casa pensativos ou emocionados - diz.
Ainda que bem jovem - criada em 2010 - a Malma foi a única companhia de dança do Estado selecionada pelo Programa O Boticário na Dança, entre 39 contempladas em todo o país. Junto com patrocínio da Sulgás, o grupo custeou a circulação de Muito Prazer... Piaf e a montagem de Rogai, aprovadas pela Lei de Incentivo à Cultura.
Em Caxias, ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (estudantes e idosos), antecipados na Casa da Cultura ou duas horas antes do espetáculo (conforme disponibilidade).