Caxias do Sul recebe nesta sexta, às 14h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, a edição local do Diálogos Culturais. O encontro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) pretende discutir os rumos das políticas culturais na região. A iniciativa ocorre desde 2011 e envolve cidades de todo o Rio Grande do Sul. O Diálogos Culturais é aberto a todos, mas destina-se principalmente a produtores culturais, gestores públicos, artistas, produtores, etc.
A atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ana Maria Alberti, pretende aproveitar o momento para questionar o Estado sobre os investimentos culturais na região.
- Nossas ações são construídas com recursos próprios, espero que eles prestem contas do que fazem por Caxias, quero saber qual é a contribuição real do Estado com a área cultural da região - aponta ela.
O coordenador do Setor de Desenvolvimento Cultural da UCS, Moacir Lazzari, foi um dos representantes da classe artística de Caxias que participou da última conferência promovida pelo Governo do Estado na área da cultura. Nesta sexta, ele estará presente no Diálogos para endossar o coro da presidente do Conselho de Cultura.
- A maioria das ferramentas culturais administradas pelo Estado está na região de Porto Alegre, queremos saber quais os mecanismos que a Sedac dispõe para Caxias - questiona Lazzari.
Ana Maria pondera que um dos possíveis assuntos da pauta seja a ocupação do antigo prédio da empresa Maesa como um centro cultural.
- Seria bem importante que o Estado assumisse o compromisso e planejasse todo aquele entorno como um grande espaço cultural para Caxias - sugere.
Integrantes do Conselho Municipal de Cultura também poderão abordar questões sobre o Plano Municipal da Cultura, que está passando por reformulação atualmente, pensando as próximas ações culturais para Caxias em 10 anos.