A vinda dos imigrantes italianos para a Serra, assim como seus sonhos, alegrias e tristezas, motivaram o CTG Campo dos Bugres a realizar um espetáculo que fará o público viajar pelas páginas da história ítalo-gaúcha.
A caminhada que se iniciou 1875 será contada por meio da dança e dramatização de 31 dançarinos e figurantes no espetáculo folclórico De Gênova à Serra Gaúcha: Uma história que não se Conta, quinta e sexta-feira, na Casa da Cultura.
Um barco contemporâneo com 4 metros de largura, 2m80cm de comprimento e 1m45cm de altura é a principal peça cenográfica que remete a um porto italiano. Para a produção do musical, iniciada em 2012, foi necessária uma pesquisa histórica. O resultado mostra que as vestimentas e adereços foram fielmente reproduzidos.
- Por ser um CTG da Serra gaúcha, sentimos a necessidade de representar a história da formação da cultura ítalo-gaúcha - esclarece a diretora do espetáculo, Marcia Scariot.
Através de narrações e músicas já gravadas, os dançarinos vão encenar a história dos imigrantes desde o porto de Gênova, na Itália, até a chegada aqui, onde ajudaram a construir Caxias do Sul. O grupo também mostrará uma história na qual, além das esperanças e perspectivas, embarcam as decepções e as tristezas. Por meio da dança, o CTG mostrará o sofrimento de familiares e amigos ao verem entes queridos jogados ao mar por estarem doentes, o trabalho escravo que enfrentaram na chegada ao Brasil e o esforço para construir uma cidade, hoje festejada pelo desenvolvimento.
- Foram vários sentimentos e situações que os imigrantes passaram, e queremos mostrar que teve também muito sofrimento - diz Marcia.
No total são 16 danças, divididas em 13 cenas e cinco atos que compõem o espetáculo, praticamente inédito - apenas as coreografias Memórias e Viagem Promissora, que fazem parte da montagem, foram apresentadas no Enart de 2013 e na Festa da Uva deste ano.
O espetáculo tem roteiro musical de Thiago e Tomás Savaris e dramatizações e coreografias de Robson Cavalheiro e Josué Borges.
Programe-se:
:: O que: espetáculo folclórico De Gênova à Serra Gaúcha: Uma história que não se Conta, do CTG Campo dos Bugres
:: Quando: quinta e sexta-feira, às 20h30min
:: Onde: Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul
:: Quanto: R$ 10, pelos telefone (54) 9974.4263 ou (54) 9228.4040
Epopeia continental
CTG Campo dos Bugres, de Caxias do Sul, encena a história dos imigrantes italianos através da dança
Espetáculo folclórico De Gênova à Serra Gaúcha: Uma história que não se Conta será apresentado quinta e sexta-feira, na Casa da Cultura
GZH faz parte do The Trust Project