Uma encruzilhada entre as esquinas das ruas Fermino Minghelli e Santo Ceroni, no bairro Panazzolo, serviu de primeira parada para os foliões do Bloco da Velha, em Caxias. O grupo que se concentrou no Centro, encontrou outros foliões no bairro Panazzolo, em frente ao Bar e Armazém Kerwald, por volta das 17h deste domingo. A Brigada Militar estima que pelo menos três mil pessoas se divertiam ao som de marchinhas de carnaval a essa hora, ainda que a organização da festa acredite que o número seja maior.
- No início pensamos em fazer um bloco com umas 60 pessoas para se divertir e só foi crescendo. A primeira edição (em 2011) teve participação de cerca de 300 pessoas, agora acho que estamos perto das 5 mil - disse Guilherme Martinato, um dos organizadores da festa.
O comerciante Ederson Zanetti, 32 anos, exibia uma bela peruca cheia de cores enquanto se divertia com a esposa e a filha de quatro anos. Esta é a segunda edição do Bloco da Velha que ele acompanha.
- Está cada vez melhor, tem muita energia positiva e alegria - justificou ele.
Vestido de pirata, João Pedro Lugokenski, seis, não titubeou quando perguntado sobre o que achava mais legal no carnaval de rua.
- Confete - disse, jogando pedacinhos coloridos de papel ao ar, completamente inserido no clima festivo defendido pelo Bloco da Velha há quatro anos.
O cortejo partiria ainda para o Centro de Cultura Ordovás e Estação Férrea, onde a festa deve durar até o final deste domingo.
Cultura e Lazer
Bloco da Velha anima Caxias do Sul neste domingo
Festa chega a quarta edição reunindo pelo menos três mil pessoas, de acordo com Brigada Militar
GZH faz parte do The Trust Project