Assim que os primeiros sinais do verão se apresentam, a maioria das pessoas pensa no desafio do bronzeado perfeito. A estação mais quente do ano inicia-se neste sábado, às 15h11min, e já chega com o aviso de cuidado redobrado com a exposição excessiva ao sol.
O protetor solar é o grande aliado nessa estação e indispensável para não sofrer com os malefícios causados pelo sol. O uso diário de fotoprotetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a câncer de pele, principal doença que pode ser causada pelo excesso. Mas é preciso saber usá-lo da melhor maneira possível. O tipo de produto e a aplicação correta fazem diferença na hora de voltar para casa no final do dia sem nenhuma mancha ou vermelhidão.
A opção pelo filtro solar depende do gosto pessoal e do tipo de pele. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção. Existem diversas opções disponíveis entre loções, géis, cremes e sprays.
- Os protetores solares devem ter uma boa aceitação cosmética, não serem alergênicos e serem compatíveis com outros produtos aplicados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetores solares com FPS superior a 30 para todos os pacientes acima de seis meses de idade - informa a dermatologista Moira Festugato.
Confira a reportagem completa com todas as dicas no Almanaque deste final de semana.
Chega de torrão
Saiba como escolher o protetor solar certo para a sua pele
Aplicação correta e horários de exposição ao sol também devem ser observados
GZH faz parte do The Trust Project