- Ao mesmo tempo que ele faz alusão ao blues nos anos 1940 e 50, talvez seja o disco mais original que eu já gravei - garante o guitarrista Cristian Rigon, sobre o disco solo Down on the Highway, que ele lança nesta quinta-feira, no Mississippi Delta Blues Bar, a partir das 22h. Com raízes no rock, Rigon começou a se aventurar pelo blues quando formou a banda Blues Beers. Desde então, se aprofundou nos estudos do gênero do Mississippi, buscando novas sonoridades e maneiras de tocar. O disco é o primeiro resultado dessa busca.
Nas composições das melodias e arranjos das oito faixas do CD, duas instrumentais, Rigon apostou em referências do blues clássico. Entretanto, na mixagem e masterização a opção foi pelo trabalho moderno. Parece óbvio, mas muitas bandas de blues optam por finalizar o disco da mesma forma que o bluseiros dos anos 1950 faziam. A opção de Rigon de usufruir da tecnologia refletiu na agradável sonoridade do produto final.
Mesmo que o disco seja todo baseado em referências da época, a proposta não é retrógrada. Com 20 anos de carreira, Rigon aposta no timbre e identidade da própria guitarra para que manter a autonomia e originalidade do disco.
- Embora tocando um estilo clássico, a ideia é desenvolver a minha identidade no meu som - explica.
Acompanhado por Leozão Reis (bateria), Marcos Petta (baixo) e Alexandre Bergman (vocal), Cristian Rigon apresenta o trabalho em show que também terá covers de grandes nomes do blues.
Down on the Highway, realizado por meio do Financiarte, estará à venda no Mississipi, Virtual Music, Allegro Escola de Música e Hamburgueria Jaime Rocha. O valor é R$ 20.
Aos anos 1950
Cristian Rigon lança disco solo 'Down on the Highway' nesta quinta-feira
O show ocorre no Mississippi Delta Blues Bar
GZH faz parte do The Trust Project