A exposição itinerante Recriando o Planeta e Curarte é resultado da filosofia do Centro Ir-Mano Artistas Latino-americanos, de Porto Alegre, que busca agregar arte com consciência ecológica. A mostra abre à visitação nesta sexta-feira, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
O coletivo, que fez seu primeiro manifesto em 1995, é composto por latinos-americanos que compartilham a ideia de arte utilizada como forma de contribuição para a transformação social. De acordo com a diretora de projetos da associação e curadora da exposição Mónica Kabregu, qualquer pessoa pode se unir ao coletivo, desde que as obras tenham temática latino-americana, já que outro dos princípios é investigar as próprias raízes.
Criada em 2007, a Recriando o Planeta e Curarte iniciou com 25 obras. Em cada local que passava, outros artistas foram aderindo à proposta. Em Caxias, oito artistas vão contribuir para o trabalho que, depois de seis anos de andanças, já totaliza 46 peças.
- O artista que se identifica com a proposta entra no movimento. Esta exposição não tem ego - ressalta.
Além de várias cidades do Brasil, a exposição já passou por Uruguai, Argentina e Equador.
O período de visitação em Caxias do Sul vai até o dia 10 de janeiro de 2014, de segunda a sexta, das 8h30min às 18h, e sábados, das 10h às 16h. A entrada é franca.
Arte curativa
Mostra coletiva de artistas latinos-americanos abre à visitação em Caxias nesta sexta-feira
Exposição 'Recriando o Planeta e Curarte' está na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim
GZH faz parte do The Trust Project