Estreia nesta quarta-feira, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, o documentário Portas de Bronze. A produção, dirigida por Ruy Fritsch e custeada pelo Financiarte, revela a história por trás da obra de arte que ornamenta a entrada da Igreja São Pelegrino, em Caxias. O roteiro foi baseado no livro homônimo do historiador Alvino Brugalli, que também narra o documentário.
- O que achei mais bonito foi encontrar preservados tantos documentos na Igreja São Pelegrino. Havia, inclusive, pedaços de cartolina com datas e anotações. O padre Giordani (que era pároco da igreja na época da inauguração das portas, em 1983) tinha esse cuidado de preservar tudo, acho que ele tinha ideia de fazer alguma coisa com isso - conta Brugalli.
O documentário com aproximadamente 20 minutos será exibido às 19h e às 20h desta quarta, com entrada franca. A Sala de Cinema fica no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo).
História
Documentos preservados em acervo da Igreja São Pelegrino, em Caxias, foram fundamentais para documentário 'Portas de Bronze'
Produção custeada pelo Financiarte estreia nesta quarta, na Sala de Cinema Ulysses Geremia