Somos humanos, mas, às vezes, agimos como bestas, querendo devorar uns aos outros, sem um pingo de humanidade. Assim, talvez possamos nos reconhecer - ou aos nossos demônios interiores - nos trabalhos que compõem a mostra Theatrum Bestiarum, do frei e artista visual Celso Bordignon, que abre neste sábado, ao meio-dia, na Galeria Arthista Um, em Caxias do Sul.
Composta por desenhos em acrílico sobre papel, dispostos em três ambientes sob a concepção e curadoria de Valéria Rheis, a exposição busca justamente chamar a uma reflexão, explica o artista.
- Na sociedade de hoje, tudo é um teatro, um palco, todos representam - avalia Bordignon.
Também pintor de ícones, em que as formas, cores e técnicas são mais regradas, ele destaca que os trabalhos agora expostos são mais subjetivos, feitos à mão livre. Eles foram pintados há mais de 20 anos, em 1989, durante seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.
- Tínhamos de pintar com tinta, vários desenhos numa manhã, sem pensar muito, sem planejar - relata.
Theatrum Bestiarum poderá ser visitado a partir de segunda-feira, das 13h às 20h, de segunda a sexta, até 14 de novembro. A galeria fica na Rua Almirante Tamandaré, 165, no bairro Panazzolo.
Artes plásticas
Mostra 'Theatrum Bestiarum' será aberta neste sábado, em Caxias
Exposição traz obras do frei e artista plástico Celso Bordignon
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project