A sonoridade transcendental das guitarras e violões de Alegre Corrêa e Guinha Ramires poderá ser conferida neste sábado, em Caxias. A dupla se apresenta no palco do Zarabatana, às 21h30min, dentro do projeto Tum Tum Instrumental. A entrada é franca.
Em entrevista ao Pioneiro, Alegre comenta o que poderia ajudar as pessoas a se interessarem mais por artistas com trabalho instrumental. Para ele, o que falta é educação musical:
- A música é educação e os pais têm uma grande responsabilidade em apresentar alguns mestres para os filhos.
Assumir a própria brasilidade é outra sugestão de Alegre para que a música brasileira ganhe força.
- Nas universidades federais a palavra de ordem é sempre música erudita, mas não temos tradição em música erudita. Se o Brasil estivesse dando aula de música brasileira, ia lotar de estrangeiros por aqui, que depois iam divulgar muito mais a nossa música - defende.
Além da apresentação, Alegre e Guinha ministram oficina sobre criação e filosofia musical. O encontro será das 9h30min às 12h e das 14h às 16h deste sábado, na Biblioteca Parque Largo da Estação (na Estação Férrea), e se destina a profissionais e estudantes de música. Os participantes devem levar seus instrumentos musicais. O investimento é de R$ 80 e as inscrições podem ser feitas no site www.tumtuminstrumental.com.br.