"O fato é que um dos meus passatempos preferidos se caracteriza em exercitar essa espécie de diagnóstico-comportamental-urbano. Tenho uma grande curiosidade pelas pessoas e os seus destinos irregulares". A afirmação é de Débora, a protagonista-narradora do romance Borboleta Nua (Quatrilho Editorial, 144págs., R$ 19,90), que o escritor Marcos Mantovani lança no próximo sábado, às 10h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Os 18 do Forte, 1.690), em Caxias do Sul.
Mas a fala poderia ser, também, do próprio autor - que, embora faça questão de dizer que não se confunde com sua personagem, compartilha com ela o gosto pela observação das pessoas a seu redor, especialmente das mulheres, e pela literatura. Ex-jogador de futsal, mestrando em Letras e apresentador da UCS TV, Mantovani é dono de uma prosa bem-escrita, não linear, que traduz com sensibilidade e verossimilhança os conflitos da protagonista. Sobre a habilidade em criar uma personagem feminina tão viva, credita à observação:
- As mulheres não são um ET para mim, e também não as vejo como "mulherzinha". Quando a gente fala de conflitos humanos, não acredito muito na separação homem/mulher, vivemos isso de forma muito parecida - defende.
No momento dedicado a estudar, para o mestrado, a regionalidade na obra do escritor norte-americano Jack London, Mantovani defende que o mais importante para quem quer escrever não é a formação acadêmica: o principal, diz, é a bagagem de leitura. Não gosta muito de citar seus autores preferidos, pois são vários e vão mudando com os anos. Entretanto, lembra que uma obra que o marcou foi Moby Dick, de Herman Melville. Outras pistas podem ser encontradas no seu próprio romance, em que cita, por exemplo, Ulisses, de James Joyce, e A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera.
Borboleta Nua, que tem financiamento do Financiarte, é o segundo livro de Mantovani, que publicou em 2011 o volume de crônicas Sala de Embarque.
Livros
'Borboleta Nua' será lançado no sábado
Romance é o segundo livro do escritor Marcos Mantovani
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project