Em meio a tanta parafernália tecnológica, três artes de Caxias do Sul unem une linguagens para voltar o foco ao ser humano. O desabafo surge em prosa com o escritor Uili Bergamin, é realçado nos traços do ilustrador Joe Guidini e recebe a personificação em palco do grupo Ueba Produtos Notáveis. O resultado deste tripé artístico pode ser conferido sábado, com o lançamento do livro e da peça A Mordaça, às 10h30min e às 17h, no Centro de Cultura Ordovás.
- Esse texto é de uns 10 anos atrás, que eu fiz pensando em teatro, mas acabou engavetado. Quando o pessoal da Ueba me procurou com essa ideia de montar um trabalho com texto de um escritor caxiense, pareceu ser o momento. Mostrei, eles gostaram e me convenceram a lançar o livro também - conta o autor também de Contos de Amores Vãos e O Sino do Campanário.
A história original foi escrita para a dramaturgia, com falas e movimentos de cena previstos. Mas o grupo convenceu Bergamin a reescrever o texto em forma de prosa, convidou Guidini para ler esta versão e ilustrar do seu jeito e Jonas Piccoli, responsável pela dramaturgia e direção da peça, adaptou tudo isso ao trabalho da Ueba.
- O texto do Uili é bem legal e atual. A ideia é apresentar essas diferentes visões da mesma história. A historia em si, criada pelo Uili, a que veio a imaginação do ilustrador quando leu e a que personalizamos com toda essa espetacularização do teatro - analisa Piccoli.
A montagem é interpretada por Maicon Lionço, Fernando Gomes e Raquel Cappelletto.
PROGRAME-SE
O que: espetáculo A Mordaça e lançamento do livro homônimo
Quando: sábado, às 10h30min e às 17h
Onde: sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312)
Quanto: a entrada é franca. O livro estará a venda por R$ 18.
Informações: (54) 3028.8192 e 3028.8194
Nas páginas e no palco
Uili Bergamin e grupo Ueba Produtos Notáveis lançam projeto 'A Mordaça' neste sábado, em Caxias
Escritor e grupo de teatro unem talentos para debater o excesso de tecnologia
Leonardo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project