Nos bastidores do Fashion Kids Iguatemi, do qual participou nesta semana em Florianópolis, a atriz Klara Castanho recebia o tratamento das estrelas. Maquiagem, cabelo e figurino pensados para a participação da Paulinha, de Amor à Vida, no encerramento do evento de moda infantil.
Aos 12 anos, Klara tem quase uma década de carreira. Nos apaixonamos por sua carinha sapeca no seriado Mothern (GNT) até acompanharmos seu drama na novela mais assistida do país.
No meio da trama central, Paulinha, roubada da mãe (Paolla Oliveira) pelo tio, o maldoso Félix (Mateus Solano), e criada por Bruno (Malvino Salvador), é portadora de lúpus, uma doença que afeta vários órgãos. Depois da cirurgia de transplante de fígado, a personagem descobrirá a verdade sobre sua família e viverá um drama maior ainda. Ela vai conviver com a doença na trama para mostrar como vivem os portadores.
Pouco antes de desfilar, Klara, simpática e acostumada com o assédio, conversou com o DC:
DC: A Paulinha é um personagem com uma densidade emocional forte. Como você se preparou para interpretá-la?
Klara: Foi um presente gigaaante do Walcyr (Carasco, autor da novela). É a minha segunda novela com ele, a primeira foi Morde & Assopra, há dois anos. Eu e a minha mãe procuramos descobrir como é a doença, como vivem as pessoas que têm, o que faziam para se preparar para o tratamento. A coisa é forte.
Geralmente, as crianças fazem personagens alegres e com uma leveza distante deste momento da Paulinha. De que maneira rolam as gravações em cenas tão dramáticas?
Klara: Eu tive que me preparar bem porque quero fazer com o máximo de realidade possível. Principalmente, para que as pessoas que têm se identifiquem. Então, é um esforço a cada dia, para melhorar. E também mostrar que tem tratamento e a pessoa pode viver bem.
A personagem está no centro da trama de Amor à Vida. A partir de agora, ela vai ficar dividida entre duas famílias. O que vem por aí?
Klara: (risos) Aí, é coisa que eu não sei ainda. Depende muito de como vamos conduzir a cena, até porque dá para deixá-la mais fofa, mais querida ou mais rebelde. Tem que ver como vamos interagir. Só assistindo pra ver.
Você contracena com grandes nomes da dramaturgia nacional. Como é o clima dos bastidores?
Klara: Eles me acolheram superbem. O Malvino (Salvador), a Paolla (Oliveira), a Susana Vieira, o Antônio Fagundes e o Ary (Fontoura). É a minha segunda novela com o Ary. Eles são muito fofos, quando tenho alguma dúvida de como agir ou o que posso fazer para o futuro da minha profissão. Sempre posso contar com eles.
Você está em que série?
Klara: Estou na oitava, estudo de manhã e gravo à tarde, chegou em casa e já estudo para as provas. E também decoro os meus textos. E vou superbem.