Bibliófilo assumido, o professor de literatura João Armando Nicotti Santos interessava-se por obras de escritores russos antes mesmo de cursar a graduação em Letras na UFRGS, nos anos 1980. Na faculdade, notou que pouco se trabalhava de literatura russa, e que também praticamente não havia outras opções para se aprofundar no assunto. Passadas três décadas, durante as quais buscou as mais diversas fontes para se especializar no assunto - chegou a estudar a língua russa para ter um acesso melhor aos livros que gostava -, resolveu criar, ele próprio, uma opção para quem tem o mesmo interesse.
Assim surgiu o Ciclo de Literatura Russa, que se inicia nesta semana com um curso sobre Fiódor Dostoiévski. Em Caxias do Sul, o primeiro encontro será na quinta-feira, das 19h às 20h30min, no Cursão Pré-Vestibular (Rua Os 18 do Forte, 1.771, Centro), onde também podem ser feitas as inscrições. O professor conta que em Porto Alegre, onde também está iniciando duas turmas do mesmo curso, somando cerca de 80 alunos, de estudantes a profissionais liberais, dos 16 aos 77 anos. Na Serra, torce para que a diversidade se mantenha.
- É um curso para leitores e não leitores de Dostoiévski. Quem leu, vai ter a oportunidade de receber a teoria sobre a obra. Quem ainda não leu, vai conhecer as principais obras dele e ter uma espécie de guia de leitura.
Para dar tempo de leitura aos participantes, os encontros serão mensais. Os próximos ocorrem nos dias 11 de julho, 15 de agosto, 12 de setembro e 17 de outubro. O primeiro encontro será geral, falando sobre vida e obra de Dostoiévski. Nos próximos meses, serão abordados os principais trabalhos da fase madura do autor: Crime e Castigo, de 1866; O Idiota, de 1869; Os Demônios, de 1872; e, claro, Os Irmãos Karamazov, de 1881, considerado um dos maiores livros da literatura mundial.
A inscrição para os cinco encontros custa R$ 170 (público em geral) e R$ 140 (estudantes). Informações na secretaria do Cursão (54 3221.3455).